Com estoques de sangue baixos, Hemosul precisa de doações de qualquer tipo sanguíneo
Um ato capaz de salvar muitas vidas: doar sangue. Não é à toa que existe uma data para o mundo celebrar o Dia Internacional do Doador de Sangue, comemorado amanhã (25). Nesta comemoração, o Hemosul se une a todos os hemocentros do País na campanha “Somos Todos do Mesmo Sangue”.
De acordo com informações do Hemosul, os estoques de sangue estão baixos e, pensando nisso, a Unimed Campo Grande, preocupada em salvar vidas, lançou uma ação para incentivar as pessoas a exercerem a solidariedade, doando sangue de qualquer tipo sanguíneo (A+, A-, B+, B-, O+, O-, AB+ e AB-) até o dia 30 de novembro.
Além disso, neste momento de pandemia da Covid-19, é importante reforçar as medidas de prevenção a essa e outras doenças no ato da doação, por isso, o Hemosul disponibilizou um protocolo com todos os cuidados necessários que devem ser adotados pelos doadores voluntários para a doação de sangue.

Somos Todos do Mesmo Sangue
Inédita, a ação que começou na segunda-feira (23) promove a importância da doação de sangue especialmente neste período de pandemia em que houve queda de até 50% no número de doações em algumas regiões do Brasil. Em Mato Grosso do Sul essa queda foi de 40%.
A nível nacional o Cristo Redentor será o monumento símbolo da iniciativa, recebendo iluminação na cor vermelha. Em Mato Grosso do Sul os Tuiuiús do Aeroporto Internacional de Campo Grande, o Monumento das Araras, e a Torre da TV Morena foram os escolhidos para iluminar a campanha ao longo da semana. A iluminação visa reconhecer a importância das pessoas que já são doadoras de sangue e incentivar as que ainda não são a darem esse passo.
O embaixador da campanha no Estado será Michel Teló, cantor renomado nacionalmente e apoiador de diversas causas sociais. Devido a pandemia a programação será concentrada nas redes sociais do Hemosul (@hemosulms) com vídeos de artistas locais que também apoiam a causa e uma recepção especial para os doadores de sangue e medula que comparecerem entre segunda (23) e sábado (28) em todas as unidades de coleta do Estado: Campo Grande, Dourados, Ponta Porã, Paranaíba e Três Lagoas.
A coordenadora geral da Rede Hemosul, Marli Vavas, destaca a importância da ação que pela primeira vez une 17 hemocentros do País. “Ver os hemocentros unidos em celebração em um dia tão especial tem um significado muito importante. Só é possível garantir a continuidade das coletas de sangue durante a pandemia com uma grande corrente de solidariedade. Só é possível salvar vidas juntos, por isso, faça sua parte e venha ao Hemosul. Vocês doadores são muito especiais para nós”, explica a Coordenadora Geral da Rede Hemosul MS, Marli Vavas.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que o percentual ideal de doadores para um país esteja entre 3,5% e 5% de sua população. No Brasil, esse número é de 1,9%. Em Mato Grosso do Sul o percentual de doadores é de 2,2%, e na Capital esse índice é de 3%.