24.8 C
Campo Grande
sexta-feira, 9 de maio, 2025
spot_img

Neste domingo (23) O Dourados News completa 14 anos online

22/11/2014 10h15

Neste domingo (23) O Dourados News completa 14 anos online

De Dourados, o Site Dourados News está a 14 anos levando informação para todo Mato Grosso do Sul, Brasil e o Mundo

No domingo, 23, o Dourados News completa 14 anos no mercado do jornalismo online e neste tempo, o veículo se tornou referência em credibilidade no noticiário local, estadual e por vezes nacional, como fonte de informação de qualidade produzida com comprometimento e ética.

Em recordação à data marcante para o mais acessado portal de notícias de Dourados e um dos maiores do Estado, a entrevista especial desta semana é com a diretora administrativa Andreia Medeiros Rodrigues, que há 26 anos trabalha no setor de comunicação.

De volta à gestão do Dourados News desde 13 de agosto de 2013, Andreia destacou que este aniversário marca uma reformulação importante na trajetória do portal que, ao longo deste ano, teve diversas modificações no formato do conteúdo e na interatividade com o leitor.

“Desde quando eu reassumi estabelecemos mudanças importantes com base em um projeto de reorganização da empresa. Tomamos atitudes emergenciais que eram necessárias para colocar a casa em ordem e deixar o Dourados News funcionando melhor do que antes, porque nosso objetivo é sempre avançar. Estamos com esse projeto 90% concluído”.

A diretora ressaltou ainda os investimentos que permitiram ao jornal uma cobertura mais ampla de tudo que acontece na cidade, região e em todo o Estado. Redação móvel, mudanças no layout, expansão da interatividade por meio de aplicativos de contato e das redes sociais foram alguns deles. Para 2015 o plano é manter, mas já para as próximas semanas, novidades prometem surpreender o leitor do Dourados News.

“Teremos uma mudança importante que vai ser uma das grandes novidades do site para o ano que vem. É um projeto não apenas para que o leitor esteja ainda mais conectado a nós, mas para que possamos nos aproximar dos clientes que ainda não enxergam o potencial que um veículo online possui para a divulgação da sua empresa, do seu negócio. Este é o nosso grande objetivo para 2015 porque ainda é um desafio em Dourados”, disse Andreia.

Confira a entrevista completa:

Dourados News – Como foi este processo que envolveu o seu retorno para a empresa e as mudanças que vieram junto?

Andreia Medeiros Rodrigues – Foi mais uma questão interna de adaptação e melhoria. Neste ano que se passou, eu consegui colocar 90% da casa em ordem. Ainda não está do jeito que planejei, mas estamos quase perto de atingir isso. Agora, começo uma segunda etapa e para o próximos anos as minhas expectativas são excelentes. A casa já está em ordem, já temos uma equipe de profissionais muito competente, desenvolvemos a questão da interatividade de forma muito satisfatória e temos uma cobertura bastante abrangente com o uso da redação móvel.

DN – Qual o principal desafio de um jornal online hoje no mercado e, principalmente, em Dourados?

Andreia – O principal desafio, no meu ponto de vista é jogar esse jornal no mercado e captar clientes para o Dourados News. Meu objetivo para 2015 é pregar esse conceito porque ainda existe no meio empresarial uma resistência de veicular publicidade em um jornal online, no comparativo com os veículos mais tradicionais.

D.N – Porque há essa resistência ao jornal online?

Andreia – Dourados tem muito isso. Em Campo Grande, São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro já é uma realidade a visão ampla sobre o que representa anunciar em jornal online, apesar de que o anúncio em veículos tradicionais como rádio e impresso ainda existe. Só que em Dourados esta ferramenta ainda não avançou. Quando eu chego no cliente com meu preço, minha tabela e mostrando o alcance que o anúncio dele pode ter no meu veículo percebo uma falta de conhecimento.

D.N – Você acredita que essa falta de conhecimento do alcance que o anúncio em um veículo de notícias online pode ter se dá por quais motivos?

Andreia – Vou exemplificar com as agências de publicidade de Dourados. No próprio planejamento que é ofertado por eles aos clientes as opções são jornal impresso, rádio e TV, porque é mais fácil de fechar o contrato. Já com o jornal online eles veem um trabalho maior e nem oferecem. Nunca é em primeiro plano sempre em segundo. Meu principal desafio é começar a fundo a trabalhar nessa questão da mídia online e de mostrar para o leitor e para o anunciante que ela oferece muitas vantagens. O custo dele é mil vezes menor do que no impresso, por exemplo. É uma diferença diária absurda e com uma visualização e alcance muito maior.

D.N – Qual o espaço que o Dourados News tem hoje no mercado em favor do anunciante?

Andreia – O leitor, ou seja, o consumidor, está online no site 24 horas. E eu digo isso porque é o que eu percebo. Se eu perguntar para 10 pessoas qual o jornal online que elas acessam, elas citam o Dourados News e depois os demais. É um fato. E em meio a essas dez pessoas têm gente de todas as classes e também empresários. Ai você pensa porque ele entra, sabe que outros entram também, mas não consegue enxergar que a parte de comercialização é vantajosa. Eu não consigo entender. Vejo um comodismo das agências porque sabem que se mostrarem o tradicional será aprovado, mas não buscam o desafio de mostrar para o cliente o novo. Tanto é que você conversa com alguns representantes dessas agências e eles não sabem nem como funciona a mídia online, não têm o menor conhecimento de como funciona a ferramenta e também não demonstram interesse. O Dourados News já revolucionou essa questão de mídia online. Essa minha busca por mostrar ao anunciante o quanto ele tem a disposição uma ferramenta incrível é mais um ato de pioneirismo da empresa.

D.N – O que mudou do nascimento do site como o primeiro jornal online do interior do Estado até agora?

Andreia – Somos líderes em número de acessos. Eu tenho 60% dos acessos e os outros veículos juntos somam 40%. E não sou eu que estou falando e sim as pesquisas a respeito. Nosso desafio inicial era ter esse volume de acesso e credibilidade, o que hoje temos com louvor. Minha missão agora é concluir o Dourados News como o mais lido, o mais acessado e também o que tem um espaço grande de anunciantes.

D.N – O que falar para o empresário, do micro ao grande, para que ele tenha a confiança em apostar no segmento online como estratégia para divulgar sua marca, seu negócio e seu produto?

Andreia – O recado é para que anuncie no Dourados News e que pelo menos faça um teste. O portal é uma ferramenta que vai poder perpetuar de uma forma mais ampla a marca, o negócio e o produto dele. O Dourados News tem um alcance extraordinário e aproveitar isso pode ser determinante no seu posicionamento de mercado. Aqui, a marca dele tem visibilidade. Se o cliente têm uma média de cinco mil visitas na página da empresa dele, pode triplicar. São muitas possibilidades e melhorias disponíveis. Temos que mudar o cenário em Dourados onde meia dúzia de empresários estão à frente e anunciam no online. Muita gente diz que o anúncio em site não é algo palpável, mas as pessoas hoje estão o tempo todo com o celular na mão. É preciso avançar muito por aqui.

D.N – Sobre o conteúdo e a produção jornalística do site, o que tem a dizer?

Andreia – Não tem ninguém que bata a gente em credibilidade. Nossa equipe é rápida, eficiente e se dedica muito. Qualquer acontecimento, qualquer fato que aconteça tem a presença do Dourados News na frente. Cobrimos todos os eventos em tempo real, temos a redação móvel para estarmos na frente sempre. Em termos de credibilidade ninguém nos supera. Todos na cidade dizem que o jornal online do seu dia a dia é o Dourados News.

D.N – Esse reconhecimento com o trabalho do portal e a aceitação dele pelo leitor representa o que para você?

Andreia – É meu conforto para tanta batalha, luta e desgaste que já tive. Tenho esse conforto dos meus leitores lerem, gostarem e falarem do Dourados News com prazer. Quero terminar de colocar minha casa em ordem e seguir trabalhando principalmente na parte comercial.

D.N – Nas mudanças do último ano, quais você destaca como marcantes?

Andreia – Temos a abrangência e rapidez que a redação móvel nos deus, temos a interatividade com o leitor por meio do whats app, facebook, twitter e youtube e também a implantação dos cadernos especializados em assuntos que são de interesse comum da grande maioria das pessoas que procuram se conectar à internet para se manterem informados. Somos os únicos a ter esses cadernos em Dourados e está é uma ferramenta em alta nos maiores sites do país. É um conteúdo mais leve, com informações diferentes e interessantes, mais agradáveis. A pessoa acompanha o noticiário factual, mais pesado, mas tem acesso também a informações sobre como comer bem, cuidar da saúde, da beleza, para onde viajar, entre vários outros dados.

D.N – O que os leitores podem e devem esperar para 2015?

Andreia – As pessoas podem esperar cada vez mais comprometimento e melhoria do conteúdo. Neste próximo ano vamos manter o que estamos fazendo, mas posso adiantar que nas próximas duas semanas teremos uma grande surpresa. Estou tirando o Dourados News de dentro da redação e da nossa sede e levando para a cidade. Os leitores vão poder acompanhar o site na tela de seus computadores, tablets e celulares, mas também na rua. Não vou detalhar muito, mas será um grande passo. Mais um de pioneirismo do Dourados News nesses 14 anos de existência.

Fachada das novas instalações do Dourados News

Andreia Medeiros Rodrigues promete novidades 'impactantes' para 2015 no Dourados News (Foto: Thalyta Andrade)

Neste domingo (23) O Dourados News completa 14 anos online

Redação móvel circula pelas ruas de Dourados

Parte da equipe que compõe a redação durante reunião de pauta

Fale com a Redação