Divulgação

Em comemoração ao Dia Nacional da Árvore, celebrado nesta segunda-feira (21/09), as escolas do Sesi aproveitaram o período de aulas online para falar mais sobre a diversidade do ecossistema brasileiro, além de incentivar o plantio e observação de espécies em casa.

Na Escola do Sesi de Três Lagoas, a professora de Ciências do 7º ano, Michele Pacheco, propôs que os alunos formassem grupos – sempre de maneira virtual – e escolhessem uma espécie de árvore entre uma lista fornecida: pau-Brasil (árvore símbolo do país), ipê amarelo (flor símbolo do país), pata de vaca, jatobá, angico branco, guavira, pequi, aroeira, jacarandá, quaresmeira e sibipiruna.

Os estudantes, então, pesquisaram as características físicas, porte, região em que se encontram, importância na cultura e economia, dentre outras particularidades de cada uma, além de revisarem conteúdos como a conservação de solo, purificação do ar, provimento de habitat e alimentos para diversas formas de vida, equilíbrio do clima, contenção da poluição sonora, entre outras características fundamentais para a vida no planeta.

“Também foi muito discutido e analisado o prejuízo das queimadas atuais e, após toda a pesquisa, os alunos apresentaram aos colegas da classe”, explica a professora. “É muito importante relembrarmos conceitos básicos e amplos com os alunos, principalmente no que se refere à manutenção das diversas formas de vida. Enfatizar a importância da árvore parece ser repetitivo, mas precisamos direcionar esse valor nos diferentes aspectos, usando o conhecimento já adquirido pelos estudantes”, conclui Michele Pacheco.

Já na Escola do Sesi de Aparecida do Taboado, as professoras Gleici Miranda e Erica Gonçalves, do 5º ano, propuseram que os alunos pedissem a ajuda de um adulto para escolher e plantar uma muda em casa ou em um jardim próximo, ou que elaborassem um poema sobre o tema, para ser lido durante a aula online.

“Plantar uma árvore é um gesto importante não apenas para nós, como também para mais gerações desfrutarem da sua sombra, flores, ou mesmo frutos”, disse a professora Gleici. “Quando plantamos uma árvore semeamos memórias afetuosas, que se transformam numa conexão com a terra, a natureza que é de todos”, completa Erica.

Alunos

Para os alunos, o trabalho foi bastante oportuno para aprender mais sobre um momento que estamos vivendo, como o desmatamento no Pantanal e queimadas em diversas regiões do Brasil. “O trabalho de Ciências sobre as árvores fez com que eu pesquisasse muito e percebesse o quanto há desmatamento no Brasil e no mundo e muita gente acha isso normal. E então percebi os danos que isso pode trazer ao ser humano e outros seres vivos e o quanto a árvore é importante para o meio ambiente”, disse o aluno Ivanderson Moreira Nascimento Junior, da Escola do Sesi de Três Lagoas.

“A aula foi importante para prender um pouco sobre porque as árvores são importantes, o que elas fornecem, e poder comemorar o Dia da Árvore durante a aula, que foi muito legal”, disse o aluno Sebastian Felipe Rodrigues Francisco, da Escola do Sesi de Aparecida do Taboado. “Hoje a aula foi muito legal porque hoje se trata de um dia muito importante que é o dia da árvore. Fizemos um poema e vamos plantar uma árvore isso é legal porque é uma experiência que não temos no dia a dia”, finalizou Gustavo Henrique Hackenhaar Hammes.

Comentários