No Dia Nacional do Doador, Hemocentro faz festa e homenagem a colaboradores

336

25/11/2014 14h00

No Dia Nacional do Doador, Hemocentro faz festa e homenagem a colaboradores

Dourados News

Uma celebração pela vida. Foi assim que o Hemocentro de Dourados homenageou e agradeceu aos doadores que são colaboradores fieis na luta por salvar vidas diariamente com um pequeno gesto que é muito importante.

Na sede do Hemocentro, além dos doadores compareceram também representantes de várias entidades e órgãos públicos que incentivam em meio a seus colaboradores realizarem o ato regularmente. Um dos doadores mais antigos no cadastro de Dourados, o aposentado Edward Barbosa Martim, 68, faz ‘a ‘boa ação’ há 25 anos. Com sangue A negativo, que é considerado raro, ele disse que a grande maioria das pessoas ainda não têm consciência do quanto uma doação é importante.

“As pessoas precisam se conscientizar que podem salvar vidas e que acabam obrigadas a se cuidar também, porque ninguém pode doar um sangue ruim, então é preciso estar saudável”, disse ele que, de tão prestativo, já chegou a passar por uma doação de emergência. “Fiquei deitado do lado da moça passando meu sangue para ela. Foi realmente emocionante ver que eu estava ajudando a salvar alguém. Isso não tem preço”.

Analista de Recursos Humanos de uma rede de postos de combustíveis em Dourados, Alan Jones foi outro a destacar a importância da doação e também o comprometimento de empresas a motivarem o ato por parte dos seus funcionários.

“Temos quase 200 funcionários em Dourados e a empresa sempre busca comover as pessoas para que se tornem doadores. É um ato realmente importante e sobre o qual todos precisam se conscientizar”, avaliou o rapaz.

Em Dourados, são aproximadamente 34 mil cadastrados no Hemocentro. No entanto, conforme dados da coordenação, apenas mil são doadores fixos. De janeiro a setembro deste ano, a média de coleta foi de 960 bolsas por mês.

“Antes se coletávamos 25 bolsas por dia, era suficiente. Hoje a demanda aumentou e se não conseguimos fazer a coleta de 50 bolsas por dia temos um cenário crítico. Por isso fizemos essa festa em agradecimento aos doadores que estão sempre dispostos a colaborar e cativar novos doadores, porque sem eles nosso trabalho não aconteceria”, destacou a coordenadora do Hemocentro de Dourados, Rosa Fernandes.

Ainda de acordo com Rosa, o maior desafio atualmente é cativar doadores mais jovens, apesar que este cenário vem mudando. “O perfil da maioria dos nossos doadores é de homens de 25 a 50 anos. Ainda é difícil conquistar os mais jovens até pelos critérios para a doação como restrições ao consumo de bebida alcoolica, por exemplo. Mas, fazemos apelos constantes para que toda a população reflita sobre esse gesto e a importância dele não só para o próximo, porque todo mundo pode precisar de sangue um dia”, finalizou a coordenadora.

Sede em Dourados ficou lotada em comemoração ao Dia Nacional do Doador de Sangue (Foto: Adriano Moretto)

Doador há 25 anos, Edward se disse emocionado em ajudar a salvar vidas (Foto: Adriano Moretto)

Coordenadora do Hemocentro, Rosa disse que maior desafio atual é motivar jovens a se tornarem doadores (Foto: Adriano Moretto)

Doadores compareceram na manhã desta terça-feira ao hemocentro - Foto: Adriano Moretto