EM CASA

Conselho de Educação Física alerta sobre riscos de exercícios online

A intenção é informar a população sobre a importância de procurar a orientação de um Profissional de Educação Física, durante os treinos em casa

 

03/04/2020 14h20
Por: Com informações da assessoria

 
Divulgação Divulgação

A prática de exercícios físicos regular é uma recomendação essencial de saúde pública, sendo uma medida ainda mais importante durante a pandemia de Coronavírus. As atividades físicas, especialmente em ambientes arejados, ajudam a fortalecer o sistema imunológico, o que faz com o que o corpo produza respostas mais rápidas e eficazes a organismos invasores, caso do Covid-19, portanto é importante que todos mantenham seus níveis de atividade física regulares.

Com a recomendação de isolamento domiciliar, muitas pessoas estão se exercitando dentro das próprias casas. Esta medida é aconselhada pelo CREF11/MS (Conselho Regional de Educação Física de MS), no entanto o Conselho faz um alerta muito importante: o treino deve ser prescrito por um Profissional de Educação Física, registrado no Conselho Profissional e é essencial, para o cuidado com a sua saúde, que seja o profissional que você já fazia treinamento anteriormente, pois é ele quem sabe da sua condição física atual, o que é fundamental na prescrição adequada. É preciso também tomar cuidado com a intensidade e o volume dos exercícios, já que o excesso de esforço pode acabar tendo o efeito contrário e ocasionando um enfraquecimento do sistema imunológico.

"Estamos vendo muitas pessoas postando vídeos e fazendo lives em redes sociais. A nossa orientação é que a pessoa procure fazer as aulas apenas com a orientação de Profissionais de Educação Física. Ele é o profissional habilitado a prescrever o exercício ideal para cada pessoa. É a mesma coisa de um remédio que você tomar sem a receita de um médico, ele pode fazer mal e até levar à morte, e a mesma coisa o Profissional de Educação Física, é ele quem sabe para quem ele está passando esta atividade, além disso tem os exames que já foram feitos anteriormente e a anamnese, por isso é fundamental a atividade física através da prescrição de um Profissional de Educação Física, inclusive pela internet, nesse período de Coronavírus. Se a pessoa faz um treino aleatório na internet, esse treino pode causar sequelas irreversíveis", ressalta o presidente do CREF11/MS, Joacyr Lima de Oliveira Júnior.

Para saber se o profissional é habilitado é simples. Acesse www.confef.org.br. No canto superior direito, há um campo de "busca por registrados". Digite lá o nome do criador do treino. Se o registro for encontrado: ele é Profissional de Educação Física e está habilitado para orientar sua atividade.

Se o site não encontrar o nome buscado, denuncie ao CREF da região e busque um profissional sério e habilitado para orientar sua prática. Veja como fazer denúncias para o CREF11/MS: http://cref11.org.br/denunciar.asp.

Com a intenção de informar a população sobre a importância de procurar a orientação de um Profissional de Educação Física, durante os treinos em casa, o CREF11/MS lançou uma campanha nas redes sociais. Confira em nosso Facebook (https://www.facebook.com/CREF11 e Instagram (@cref11_ms).

Envie seu Comentário