29.8 C
Campo Grande
quinta-feira, 25 de abril, 2024
spot_img

Fábio Trad novamente integra lista de favoritos para prêmio Melhores Deputados de 2019

A entrega do Prêmio Congresso em Foco ocorre na noite desta quinta-feira (19), em Brasília, e pode consagrar o deputado pela quarta vez como um dos destaques no parlamento.

19/09/2019 18h22
Por: Redação

Serão conhecidos, na noite desta quinta-feira (19), os nomes dos parlamentares que melhor representam a população brasileira, conforme votação na internet, análise de jornalistas que cobrem o Congresso e de um júri especializado. Em sua 12ª edição anual, o prêmio Congresso em Foco será realizado às 20h no Espaço de Eventos Porto Vittoria, em Brasília.

Entre os favoritos está o deputado federal Fábio Trad, que até a última parcial, do dia 20 de agosto, era o mais bem votado pela internet entre todos os demais da bancada sul-mato-grossense na categoria “melhor deputado”.

Além disso, o parlamentar já teve a excelência de seu trabalho legislativo reconhecida pelo prêmio em outras quatro oportunidades.

No início de sua primeira legislatura, em 2012, Trad ficou entre os cinco parlamentares abaixo de 45 anos com melhor trabalho no Congresso Nacional; e na terceira colocação de acordo com o voto dos internautas na categoria “Parlamentares que melhor representam a população no Congresso”, ambas também do prêmio Congresso em Foco.

No ano seguinte, em 2013, constou na seleta lista dos “parlamentares em ascensão”, aqueles com trajetória ascendente e que poderiam integrar a elite do Poder Legislativo.

Em 2018, na condição de deputado suplente, um ano após retornar à Brasília no lugar do ex-ministro Carlos Marun, novamente foi agraciado pelo prêmio. Desta vez, eleito por júri especializado, formado por representantes de vários segmentos da sociedade, na categoria especial “Defesa da Advocacia Pública”.

2019 – Na edição de 2019, além das categorias principais (“Melhores Deputados” e “Melhores Senadores”) estarão em disputa categorias especiais inéditas: “Clima e Sustentabilidade”; “Apoio ao Empreendedorismo” e “Valorização dos Bancos Públicos”.

Além dos quatro prêmios Congresso em Foco, o deputado Fábio Trad soma três ocasiões (2014, 2018 e 2019) nas quais integrou a lista dos “100 Cabeças do Congresso Nacional”, publicada anualmente pelo Diap (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar), o único deputado sul-mato-grossense a destacar-se dos demais pelo exercício de qualidades consideradas fundamentais para o exercício parlamentar.

Segundo o Diap, “são ‘cabeças’ os operadores-chave do Poder Legislativo cujas preferências, iniciativas, decisões ou vetos – implementados, por meio dos métodos da persuasão, da negociação, da indução ou da não-decisão – prevalecem no processo decisório na Câmara Federal”.

O Diap divide os ‘100 cabeças do Congresso’ em quatro aptidões, quais sejam a capacidade de “articulação”, de “debate”, “negociação” e de “formulação”.

Entre os deputados mais influentes deste ano, segundo o Diap, 29 são articuladores, 19 debatedores, 16 negociadores e 7 formuladores, virtude considerada a mais rara.

Novamente, a exemplo de 2018, Trad foi apontado pelo Diap como um dos “formuladores” da Câmara Federal em 2019 – “os mais produtivos e, via de regra, dotados de saber, qualidade intelectual e especialização”. “São eles, enfim, que concebem e escrevem o que o Poder Legislativo debate e delibera”.

Enfoque MS.

Em 2018, o deputado esteve entre os congressistas mais bem avaliados segundo o Congresso em Foco (Paulo Negreiros/Congresso em Foco)

Fale com a Redação