Ação será entre 28 e 30 de outubro nos altos da Avenida Afonso Pena, ao lado das obras do Aquário do Pantanal (Foto: Divulgação)

Nas últimas três edições foram descartadas de forma correta 12,6 toneladas de resíduos

Na próxima quinta-feira (28) a população de Campo Grande poderá descartar lixo reciclável, eletrônico, medicamentos, baterias e outros resíduos especiais sem sair do carro na quarta edição do drive-thru da reciclagem.

A ação será realizada nos altos da Avenida Afonso Pena, ao lado das obras do Aquário do Pantanal, das 9h às 20h, até o sábado (30), durante a “Semana Lixo Zero Brasil”. O objetivo é conscientizar a população com relação ao descarte correto do lixo, informar sobre práticas sustentáveis e reciclagem.

Durante os três dias será possível descartar papel, papelão, plástico, garrafa pet, vidro, óleo de cozinha usado, sucata de ferro como bicicleta, geladeira, ferro e afins, eletrônico, tecido, banner, medicamento vencido, ração, acessório e medicamento para pet, além de lâmpada, pilha e bateria.

Nova edição do Drive-Thru da Reciclagem começa na quinta e segue até sábado

No ambiente de empreendedorismo haverá a apresentação de produtos e serviços por parte de empresários que adotam e acreditam em práticas sustentáveis nos seus negócios. O Fundo de Apoio à Comunidade (FAC) estará com o ambiente da doação, onde a população poderá deixar roupas, calçados, alimentos não perecíveis, brinquedos, móveis, material de construção e tudo que estiver em boas condições de uso para serem repassadas às famílias em situação de vulnerabilidade social da cidade.

A presidente da Comissão Municipal dos Objetivos de Desenvolvimentos Sustentáveis, a primeira-dama de Campo Grande, Tatiana Trad conta que o evento foi adotado pela população e já faz parte do calendário de ações da Prefeitura. “É muito legal ver que a cada edição as pessoas estão mais participativas. Isso significa que estamos conseguindo conscientizá-las sobre a importância da preservação do meio ambiente. Para quem passar pelo local e fizer o descarte correto do lixo reciclável, poderá escolher uma muda frutífera para levar”, adianta a gestora do FAC.

A Embaixadora do Instituto Lixo Zero Brasil em Mato Grosso do Sul e gestora do evento juntamente com o FAC, Ana Cristina Franzoloso, enfatiza que o intuito do evento é fortalecer a ideia do descarte correto e incentivar a sociedade a realizar essa iniciativa e práticas sustentáveis.

“Além de fomentar o descarte correto, também promovemos o empreendedorismo sustentável, oportunidade de geração de renda, impacto social e ambiental, preservação da água entre outros temas. Dentro da linha da educação, a oportunidade de ensino e informativos relevantes para o desenvolvimento econômico e social do nosso município”, ressalta Ana Cristina.

Resíduos coletados

Em julho, durante o 3° Drive-Thru da Reciclagem, foram mais de 4,6 toneladas de resíduos coletados. Diante desse material que terá destinação correta, a ação conseguiu alcançar a marca de 27 milhões de litros d’água preservados. O descarte correto dos materiais minimiza o impacto ambiental.

Nas últimas três edições foram descartadas de forma correta 12,6 toneladas de resíduos. Com isso, foi possível preservar 33,7 milhões de litros d’água através da coleta de óleo usado e medicamentos vencidos, que não foram depositados na natureza e, com isso, evitou-se a contaminação do recurso.

Comentários