26.8 C
Campo Grande
quinta-feira, 25 de abril, 2024
spot_img

Nova trapalhada de governistas na CPI da Covid irrita equipe presidencial

Causou irritação na equipe do presidente Jair Bolsonaro a nova trapalhada de governistas na CPI da Covid que acabou por deixar claro que o Palácio do Planalto está não só elaborando requerimentos de convocações e pedidos de informações como também encaminhando perguntas a serem feitas para depoentes na comissão.

O senador Ciro Nogueira (PP-PI) fez uma pergunta ao depoente desta terça-feira (4), o ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta. E o ex-ministro contou que havia recebido mensagem do ministro das Comunicações, Fábio Faria, com o mesmo questionamento. E que a mensagem, enviada por engano, foi apagada em seguida.

Ou seja, a pergunta lida pelo senador do Progressista foi repassada pelo Palácio do Planalto.

Ciro Nogueira leu a pergunta e, segundo interlocutores do presidente, demonstrou nervosismo mostrando não ter familiaridade com o texto. A pergunta questionava Mandetta por que, quando à frente da pasta, ele fez recomendações para que as pessoas só procurassem atendimento médico se começassem a sentir falta de ar.

Mandeta não deixou por menos

A ironia feita pelo ex-ministro da Saúde expôs publicamente a estratégia do governo e irritou a equipe do presidente Jair Bolsonaro. A tática do Palácio do Planalto era atacar Mandetta com perguntas elaboradas por assessores do governo, mas a avaliação até de interlocutores do presidente é que Mandetta tinha resposta pronta para todos os questionamentos.

Segundo assessores presidenciais, os senadores governistas que fizeram perguntas acabaram mostrando, na maior parte das vezes, que os questionamentos não eram deles nem de suas equipes.

Segundo um auxiliar, os aliados do governo se esqueceram de treinar as perguntas antes de fazê-las ao ex-ministro da Saúde.

Não foi a primeira trapalhada do governo em relação à CPI. Primeiro, uma relação de 23 pontos de questionamentos encaminhados aos ministérios pela Casa Civil vazou para imprensa, deixando pronto um roteiro de preocupações do Planalto em relação à CPI da Covid.

Depois, foi descoberto que requerimentos feitos por senadores governistas para comissão haviam sido elaborados por uma assessora da Secretaria de Governo do Palácio do Planalto. Agora, Mandetta revelou que uma pergunta feita por Ciro Nogueira havia sido enviada a ele de forma inadvertida por um ministro.

Ministro ainda insistiu no Planalto

Nas redes sociais, o ministro Fabio Faria divulgou um vídeo no qual insiste na pergunta que foi lida pelo senador Ciro Nogueira. Na mensagem, o ministro das Comunicações questiona Mandetta: “o senhor se arrepende de ter feito a recomendação (de que as pessoas não buscassem os hospitais, mas apenas se tivessem falta de ar)? O senhor reiteraria hoje essa mesma recomendação? O senhor se considera genocida por ter feito essa recomendação?”

Na CPI, Mandetta disse que naquele momento a pandemia estava apenas no começo, sem grandes casos no país e que os hospitais brasileiros ainda não estavam preparados para o coronavírus.

Fonte: Portal G1

Fale com a Redação