27.8 C
Campo Grande
sexta-feira, 3 de outubro, 2025
spot_img

Nova unidade do Senac em Bonito vai fortalecer turismo sustentável e pequenos negócios

Bonito, referência mundial em turismo sustentável, receberá uma nova unidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Nesta quarta-feira (1º), foi lançada a pedra fundamental do Centro de Educação Profissional Senac Bonito, que terá capacidade para atender até 2,5 mil alunos por ano, com cursos voltados às demandas regionais – especialmente no turismo sustentável – além de áreas como gestão, comércio, saúde, gastronomia, tecnologia da informação, beleza e meio ambiente. O Sebrae/MS, que tem como missão apoiar o sucesso dos pequenos negócios, é parceiro da iniciativa, que busca garantir mão de obra qualificada e fortalecer os empreendedores do turismo na Serra da Bodoquena.

Para o vice-governador de Mato Grosso do Sul, José Carlos Barbosa (Barbosinha), a instalação da unidade representa um marco para toda a região. “Bonito já é referência internacional em turismo sustentável e precisa de mão de obra compatível com esse padrão. O Senac Bonito será uma ferramenta de transformação social e econômica, ao oferecer oportunidades para jovens e fortalecer o desenvolvimento regional”, destacou.

O presidente do Sistema Comércio MS e conselheiro do Sebrae/MS, Edison Araújo, ressaltou que a chegada do Senac vai impactar diretamente os pequenos negócios. “O turismo é a principal vocação de Bonito e do seu entorno. Com a qualificação profissional em áreas essenciais, os empreendimentos locais terão acesso a mão de obra capacitada, o que eleva o padrão de atendimento e fortalece a economia sustentável da região”, afirmou.

De acordo com o presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae/MS e vice-presidente do Sistema Famasul, Maurício Saito, a nova unidade tem potencial para integrar o turismo ao setor produtivo. “A Serra da Bodoquena reúne turismo e produção agropecuária de excelência. Com a formação de profissionais pelo Senac, será possível aproximar ainda mais o campo da mesa do turista, gerando renda no campo e fortalecendo os pequenos negócios ligados à gastronomia e à economia regional”, avaliou.

Nova unidade do Senac em Bonito vai fortalecer turismo sustentável e pequenos negóciosA parceria entre o Sebrae/MS e o Senac irá gerar para Bonito e região mão de obra qualificada e fortalecimento do empreendedorismo local

O diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, destacou que a qualificação de mão de obra é hoje uma das principais demandas dos empreendedores locais. “Os empresários de Bonito e da Serra da Bodoquena nos dizem, de forma muito clara, que precisam de profissionais preparados para atender bem o turista e inovar em seus negócios. A chegada do Senac Bonito vem justamente para suprir essa necessidade. E o Sebrae, em parceria com todo o Sistema S, estará ao lado desses empresários, apoiando na capacitação e na gestão, para que possam aproveitar ao máximo esse potencial e transformar conhecimento em resultados”, afirmou.

A solenidade também contou com a participação do prefeito de Bonito, Josmail Rodrigues, da conselheira do Sebrae/MS e reitora da UFMS, Camila Ítavo, e da diretora-técnica do Sebrae/MS, Sandra Amarilha.

Educação como motor de transformação

Reconhecida mundialmente como destino de ecoturismo, Bonito recebe anualmente mais de 250 mil turistas. Essa movimentação crescente exige serviços de qualidade e mão de obra cada vez mais preparada. A nova unidade contará com 10 ambientes educacionais, incluindo auditório com 151 lugares, biblioteca, laboratórios (de TI, saúde, estética, hotelaria e cozinha didática), restaurante-escola, além de áreas administrativas e de convivência.

Para mais informações sobre as ações apoiadas pelo Sebrae/MS, acesse ms.sebrae.com.br ou entre em contato pela Central de Relacionamento, no número 0800 570 0800.

Fale com a Redação