Projeto da nova Rui Barbosa. (Imagem/Divulgação Pref. CG)

As obras da Rua Rui Barbosa avançam em mais uma fase nesta segunda-feira (17), se aproximando da sua finalização em algumas partes, a via recebe hoje mobiliário novinho, isso ocorre nos trechos mais adiantados, próximo a Fernando Corrêa da Costa conde serão instalados as infraestruturas de iluminação, bicicletários e lixeiras.

Conforme o arquiteto e urbanista do Reviva Campo Grande, Gabriel Severgnini, o foco da obra está na preparação de toda a estrutura metálica dos mobiliários. “Depois que terminar a infraestrutura, serão instalados os bancos, as floreiras, luminárias, semáforos, lixeiras, etc”.

Obras na Rui Barbosa recebem mobiliários novos nesta terça-feira

Severgnini destaca que o projeto também conta com ilhas de descanso e iluminação para pedestres, semelhantes aos da Rua 14 de Julho. “Todo o projeto é voltado para a população, para chamar o pedestre a circular e a interagir mais com o meio urbano”.

A coordenadora da Unidade Gestora do Reviva Campo Grande, Catiana Sabadin, afirma que o projeto envolve uma série de ações do poder público municipal, para reverter o processo de degradação que o centro sofreu nos últimos 20 anos. “Houve uma perda no número da população residente e de usuários que frequentavam o espaço central. Essa região não recebia investimento há mais de 40 anos”.

Corredor de transporte

O objetivo central da requalificação da Rui Barbosa é melhorar a mobilidade do transporte coletivo. A via já é estabelecida como um dos principais corredores de ônibus da capital e agora, com a revitalização, ela vai ficar mais moderna, tecnológica e confortável.

Conforme o projeto, serão instaladas cinco estações de embarque e desembarque com um corredor exclusivo para os ônibus, que irão ocupar as duas faixas da esquerda. Os novos pontos serão construídos no trecho entre a Rua Quintino Bocaiuva e a Avenida Mato Grosso.

Dessa forma, as calçadas ficam livres para que os pedestres circulem e consumam pela região. Essa disposição assegura que nenhum comércio tenha sua fachada obstruída e, consequentemente, pode aumentar as vendas.

Os ônibus serão equipados com GPS’s ligados ao sistema semafórico inteligente da via. Assim, uma “onda verde” irá se formar nos cruzamentos quando os veículos estiverem trafegando pela Rui Barbosa, aumentando a velocidade média do transporte coletivo e diminuindo o tempo de espera dos passageiros.

Além disso, os pontos vão ser equipados com displays que irão informar os horários de chegada e partida dos veículos, com atualização em tempo real.

“As estações contam com soluções de cidade inteligente, para melhorar a eficiência do sistema. O projeto foi pensado para dar mais segurança aos usuários”, acrescenta a coordenadora do Reviva.

Interdições

Nesta segunda-feira (17) a Rua Trindade, entre as ruas Frei Henrique de Coimbra e São Cosme e Damião, será parcialmente interditada para obras no meio fio, o serviço deve ser concluído hoje mesmo.

Já na terça-feira (18) a interdição será total no cruzamento das ruas Chile e Estevão Capriata, para drenagem. A previsão é que o trecho seja liberado na sexta-feira (21).

Amanhã (18) também será fechado totalmente o cruzamento da Rui Barbosa com a Rua Eduardo Santos Pereira, para recapeamento. Assim que for concluído, as obras no pavimento da Rui Barbosa irão avançar para os cruzamentos com as ruas São Paulo, Amazonas e, por fim, para a Rua da Imprensa. A finalização do recapeamento nestes trechos está prevista para a próxima quarta-feira (19).

Comentários