20.8 C
Campo Grande
sexta-feira, 19 de abril, 2024
spot_img

Onça-pintada é resgatada de dentro de banheiro do Batalhão do Exército de Corumbá

Uma força-tarefa foi mobilizada para resgatar uma onça-pintada que ficou presa dentro de um banheiro na sede do 17° Batalhão de Fronteira do Exército Brasileiro, localizado às margens do Rio Paraguai, em Corumbá. A ocorrência aconteceu na tarde-noite de segunda-feira (27), de acordo com as informações do Instituto Homem Pantaneiro (IHP).

A ação contou com o apoio de equipes da Fundação de Meio Ambiente do Pantanal, Polícia Militar Ambiental (PMA), Corpo de Bombeiros e do próprio Exército. O banheiro estava com a porta aberta, o que facilitou a entrada do felino, que já estava sendo monitorada pelos militares da unidade. Para poder retirar o animal silvestre em segurança, ele foi anestesiado através do disparo de um dardo.

Segundo os especialistas, o animal era um macho de aproximadamente 115 kg e saudável. Após ter sido retirada do banheiro, a onça-pintada foi levada até a região da Estrada Parque e solta. Todo o processo até a soltura durou 2h30min.

“Como o quartel é muito movimentado, o primeiro procedimento foi isolar a área e reter o animal em uma sala. A onça estava muito agitada, esperamos o momento mais oportuno e fizemos um disparo de dardos com tranquilizantes para realizar a captura. A partir do momento que ela adormeceu, fizemos toda a contenção, com apoio veterinários”, explicou o primeiro-tenente Silvanei Barbosa Coelho.

“Acompanhamos todo o processo de soltura, esperamos passar a anestesia completamente e o animal acordar. No final, deu tudo certo e o animal está na natureza, em um ambiente com disponibilidade de alimento, um lugar de vegetação nativa.”, afirmou o coordenador do programa Felinos Pantaneiros, médico-veterinário Diego Viana.

Veja o vídeo do resgate da onça-pintada:

Fale com a Redação