18.8 C
Campo Grande
sexta-feira, 19 de abril, 2024
spot_img

Operação contra tráfico de animais silvestres e deflagrada em cidades de MS

Também são cumpridos mandados nos Estados de São Paulo, Goiás, Paraná e Pernambuco.

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta sexta-feira (4) uma operação para desarticular uma quadrilha especializada no tráfico de animais silvestres. A ação ocorre em Mato Grosso do Sul e nos estados de São Paulo, Goiás, Paraná e Pernambuco.

São cumpridos 14 mandados de prisão preventiva, 17 mandados de busca e apreensão e 5 mandados de apreensão de veículos automotores. No Estado a operação está sendo realizada na cidade de Ivinhema e Novo Horizonte do Sul. Também são cumpridos nas cidades de São Paulo, Diadema (SP), Jacareí (SP), Mongaguá (SP), Aparecida de Goiânia (GO), Curitiba (PR) e Alagoinha (PE).

A operação Urutau 2 é realizada em conjunto com o Ministério Público Federal, Secretaria Municipal do Meio Ambiente de São Paulo, Polícia Militar Ambiental do São Paulo, Polícia Militar Ambiental do Mato Grosso do Sul e o Ibama.

O nome da operação é uma alusão aos urutaus, que são aves exclusivamente noturnas e que utilizam sua plumagem para se camuflar com o ambiente, dificultando a sua localização pelos predadores.

A primeira fase da operação ocorreu em 23 de maio de 2019. Na ocasião, nove pessoas foram presas e cerca de 350 animais mantidos em cativeiro apreendidos.

Durante as investigações, foram apreendidos centenas de animais retirados da natureza e mantidos em cativeiros.

Eram comercializados animais silvestre em extinção como: arara-canindé, arara-azul, arara-vermelha, ararajuba, jabuti-piranga, jacaré, macaco-prego, sagui de tufos brancos, saíra-pintor e tucano-toco.

Fale com a Redação