A Polícia Civil deflagrou nesta quarta-feira (28) a Operação Decretados, ação coordenada pela Seção de Investigações Gerais de Dourados (SIG/DRP/Dourados) que mirou a cúpula e a rede de apoio das facções Primeiro Comando da Capital (PCC) e Comando Vermelho (CV) em disputa territorial.
Foram cumpridos 20 mandados de prisão preventiva, 2 prisões em flagrante e 23 mandados de busca e apreensão em Dourados, Campo Grande, Sidrolândia e Primavera do Leste (MT).
As investigações tiveram início em julho de 2026 e mapearam 22 pessoas, entre lideranças, ordenadores de homicídios, executores, fornecedores de armas e apoio logístico, todos envolvidas em episódios de violência e disputas entre as duas organizações.
As ordens judiciais foram executadas simultaneamente nas ruas e até dentro de unidades prisionais. A operação reuniu equipes da Defron, GARRAS, DENAR, DOF, Força Tática do 3º BPM, Polícia Penal, Polícia Civil de Mato Grosso e Coordenadoria de Policiamento Aéreo.
Dentro das penitenciárias
- Na Penitenciária Estadual de Dourados (PED) foram cumpridos sete mandados de prisão e três de busca em celas. Segundo a investigação, esses detentos, mesmo presos, continuavam ordenando ataques;
- No Estabelecimento Penal Jair Ferreira Carvalho (Campo Grande) foi cumprido um único mandado contra um dos principais líderes do PCC no Estado. O sujeito já cumpre mais de 24 anos de reclusão.
Prisões em flagrante e apreensões
Durante o cumprimento dos mandados, as equipes prenderam duas pessoas em situação de flagrante em Dourados:
- O padrasto de um investigado foi preso por posse irregular de arma de fogo;
- Um homem foi autuado por tráfico com 1,8 kg de maconha divididos em quatro tabletes;
Além disso, quatro investigados não foram localizados e são considerados foragidos; as buscas prosseguem. Os materiais apreendidos estão sendo analisados para identificar demais envolvidos.





















