O mercado da bola ocupa um lugar central na cultura brasileira e no mundo inteiro. Muitos são os países onde o futebol não é só um esporte, é sua vida.
O Brasil é considerado “o país do futebol”, já que é uma das maiores potências futebolísticas da história, pela quantidade de campeonatos ganhos e pelos jogadores brasileiros que jogam e brilham em vários times de todo o mundo.
Negócio e paixão
O futebol é o esporte mais antigo e popular de todos os tempos. A paixão que gera nas pessoas é enorme, e mais neste país, que é uma fábrica de jogadores com talento. Isto se pode ver desde as crianças até as pessoas adultas, já que o futebol é parte da cultura brasileira.
Por isso mesmo, virou um negócio pela quantidade de dinheiro que administra. É um negócio incrivelmente milionário, onde as vendas de jogadores são uma grande contribuição, já que movem números que ajudam de maneira significativa para os esportistas e para os clubes deles.
Os clubes com mais dinheiro, que são a maioria dos times europeus, têm a oportunidade de ter os melhores jogadores do mundo, entre eles muitos brasileiros.
Quais são os jogadores brasileiros mais caros?
O Brasil, que é potência esportiva, sempre teve bons jogadores, desde Pelé, Ronaldo, Ronaldinho, e muitos mais. Nos jogos de hoje também mantém sua qualidade de jogadores e tem vários atletas em equipes estrangeiros que são figuras importantes e brilham no mundo.
A maioria das transferência nos últimos tempos, é do Flamengo, que tem valiosos jogadores que proximamente jogaram na Europa. Desde o início de 2019 até hoje, o Flamengo estabeleceu um novo recorde para as transferências entre clubes nacionais.
A revelação do Palmeiras é o jovem atacante Gabriel Veron de 18 anos de idade, que atualmente é o jogador mais valioso do Campeonato Brasileiro. Veron foi avaliado em 25 milhões de euros, que são R $157 milhões. A segunda posição é compartilhada pelos jogadores do artilheiro Gabigol, e pelo volante Matheus Henrique, ambos avaliados em 20 milhões de euros.
Os jogadores mais valiosos do ano 2020
- Gabriel Veron: Palmeiras – 157.2 milhões de reais
- Gabigol: Flamengo – 125.8 milhões de reais
- Matheus Henrique: Grêmio – 125.8 milhões de reais
- Arrascaeta Meia: Flamengo – 94.3 milhões de reais
- Gerson: Flamengo – 88 milhões de reais
- Pedro: Flamengo – 75.5 milhões de reais
- Gabriel Menino: Palmeiras 62.9 milhões de reais
- Patrick de Paula: Palmeiras – 56.6 milhões de reais
- Jean Pyerre: Grêmio – 56.6 milhões de reais
- Marcos Paulo: Fluminense – 56.6 milhões de reais
- Pepe: Grêmio – 56.6 milhões de reais
Além destes jogadores, há muitos outros brasileiros que se destacam profissionalmente na Europa, como: Neymar, Gabriel Jesus, Roberto Firmino, Philippe Coutinho, Alisson Becker, Vinicius Junior, Rodrygo Silva de Goes, Fabinho Henrique Tavares, entre outros astros.
A lista é longa e muda todo o tempo, já que não é fácil ficar muito tempo e manter-se nas grandes ligas dos times da Europa.











