20.8 C
Campo Grande
sexta-feira, 2 de maio, 2025
spot_img

Palmeiras é oficializado pela Fifa como 1º Campeão Mundial de Clubes

Mesmo com a Ata, fica a polêmica se o Verdão tem ou não mundial

O Palmeiras viveu momento histórico na noite desta sexta-feira (1º). A Fifa entregou a Ata Juramentada e traduzida onde confirma o Verdão como o Primeiro Campeão Mundial de Clubes da história do futebol.

A entidade internacional indicou o título da Copa Rio conquistado em 1951, no Maracanã, como a primeira versão do tradicional torneio de clubes intercontinental.

Na cerimônia organizada pelo alviverde, no ano que o time completou 100 anos de história, a Fifa entregou a Ata Juramentada e traduzida onde reconhece o time brasileiro como campeão de 1951. O ex-ministro Aldo Rebelo esteve presente depois de incentivar bastante o reconhecimento da conquista.

A polêmica ainda presente

‘Palmeiras não tem Mundial.’ Essa é uma frase que atormenta a maioria dos 15,3 milhões de palmeirenses, no Brasil. Os números são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, depois de pesquisa no país.

A discussão voltou à tona neste sábado (3), de maneira forçada. De acordo com Blog Cosme Rímoli, “o que aconteceu foi a tradução de uma ata de reunião que aconteceu no dia 7 de junho de 2014”.

Naquela ocasião, a Copa estava para começar a ser disputada no país e o ministro de Esportes, Aldo Rebelo, palmeirense apaixonado, pressionou o então secretário-geral da Fifa, Jêrome Valcke, e o presidente, Joseph Blatter, para que transformasse o seu clube no primeiro campeão do mundo.

O ato, na 31ª reunião do Comitê da Fifa, no Hotel Grand Hyatt, em São Paulo, apesar das assinaturas dos dirigentes da época jamais deixou de ser simbólico.

“Ação para agradar o governo brasileiro, em especial, o ministro, que tanto lutou pela Copa que rendeu 4 bilhões de euros, cerca R$ 21,4 bilhões, livres de impostos, para a Fifa”, afirma Rímoli. 

Apesar de constar ata da reunião o pedido dos dirigentes banidos por corrupção de ‘atender a requisição da CBF para reconhecer o torneio de 1951 entre clubes da Europa e América do Sul vencido pelo Palmeiras como a primeira competição mundial de clubes’, a Fifa jamais levou a sério tal reunião.

“Tanto que no seu site oficial, não cita o Palmeiras como campeão mundial”, reforça o blogueiro.

Na visão do Cosme Rímoli, o que houve na sexta-feira (1º) foi apenas a tradução juramentada da ata da reunião, de dez anos atrás.

“Foi entregue com toda reverência ao Palmeiras. Mas a situação está mais do que resolvida. Infelizmente, para 17,5 milhões de brasileiros, o Palmeiras segue sem Mundial”.

O título

O título do Palmeiras pela Copa Rio de 1951 foi conquistado em pleno Estádio do Maracanã, em uma partida vencida diante da Juventus, da Itália.

Fale com a Redação