28.8 C
Campo Grande
quarta-feira, 24 de julho, 2024
spot_img

Para dar agilidade na abertura de empresas, Sidrolândia adere à viabilidade automática

O município de Sidrolândia faz parte da lista de cidades sul-mato-grossenses que aderiram à viabilidade automática dos processos de abertura de empresas. A reunião de aprovação de implantação da viabilidade automática aconteceu nesta quarta-feira (19), na sede da Prefeitura Municipal. A iniciativa é uma parceria entre a administração pública, o Sebrae/MS e a Junta Comercial de Mato Grosso do Sul (JUCEMS), com o objetivo de desburocratizar e dar celeridade ao processo de abertura de novos negócios.

Por meio da viabilidade automática, a consulta de localização de uma nova empresa, ocorre na hora. “A implementação do novo sistema reduzirá o tempo médio de resposta para a formalização de empresas. Além disso, a viabilidade automática traz mais segurança ao processo, pois as respostas são automatizadas, sem interferência humana. Isso significa que os empresários podem confiar na precisão e rapidez das informações fornecidas pelo sistema, o que deve incentivar mais empresários a formalizarem suas empresas”, explica o analista-técnico do Sebrae/MS, Julio Cesar da Silva.

O diretor-presidente da JUCEMS, Nivaldo Domingos da Rocha, reforça o compromisso do estado no fomento ao empreendedorismo e na melhoria do ambiente de negócios. “Estamos concluindo um trabalho em parceria com o Sebrae, JUCEMS e município no lançamento da viabilidade automática, e isso vislumbra atingir aqui o nosso balcão único, uma base para os pequenos investidores e para as empresas com baixo risco, onde a gente facilita e automatiza o registro destas. Então a ideia é de que a gente muito em breve consiga formalizar uma empresa em 10 minutos”, pontuou Nivaldo.

Para dar agilidade na abertura de empresas, Sidrolândia adere à viabilidade automática
Imagem: Bruna Loschi

A viabilidade automática é uma resposta instantânea do sistema, baseada em informações previamente organizadas pela Prefeitura e Sebrae, sobre quais atividades são permitidas em quais endereços, facilitando o processo para os empresários e as micro e pequenas empresas, além da fomentar a tecnologia e dinamizar o processo para o empresário.

Com a redução do tempo de espera e a maior segurança no processo, os empresários se sentem mais acolhidos e têm facilidade em registrar seus negócios, o que, por sua vez, impulsiona a formalização de novas empresas na região. Essa dinâmica contribui para a competitividade do município, atraindo mais investimentos e fomentando o desenvolvimento econômico local.

“Temos uma visão ampla sobre o desenvolvimento empresarial na região, promovendo rodadas de negócio para grandes empresas e oferecendo suporte e isenção de taxas para pequenas, que estão começando agora. Nosso objetivo é atrair grandes empresas, apoiar pequenos empreendedores e fomentar o crescimento de Sidrolândia”, ressaltou o Secretário de Desenvolvimento Econômico do município, Ademir Osiro.

A viabilidade automática é um dos processos para implantação do Balcão Único MS Agiliza – Empresas. As cidades do estado podem aderir à ferramenta, que permite de forma on-line, gratuita e automatizada, a abertura de empresas, pela coleta de informações por meio de um formulário digital único. Para aderir, basta que as prefeituras organizem os processos internos de modo que a plataforma consiga gerar uma resposta automatizada. A partir da implementação do Balcão Único, o empreendedor que desejar abrir um negócio de baixo risco pode fazer toda a formalização por meio do site da JUCEMS e a previsão da conclusão do processo é de apenas dez minutos.

Além de Sidrolândia, outras cidades já aderiram a viabilidade automática: Bandeirantes, Bataguassu, Bela Vista, Camapuã, Chapadão do Sul, Corumbá, Costa Rica, Jardim, Maracaju, Miranda, Naviraí, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Paraíso das Águas, Ponta Porã, Rio Brilhante, Rio Verde de Mato Grosso e Sonora

Mais informações sobre as ações do Sebrae podem ser obtidas por meio do número 0800 570 0800.

Fale com a Redação