19.8 C
Campo Grande
sexta-feira, 19 de julho, 2024
spot_img

Paradesporto de MS: Corumbá recebe a primeira edição do Festival da Inclusão

Corumbá será palco do primeiro Festival da Inclusão, nesta quinta-feira (20). O evento é organizado pelo Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer) e Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura).

O objetivo é capacitar estudantes, professores de Educação Física e profissionais que atuam com crianças em idade escolar com deficiência. Serão abordados os fundamentos básicos do paradesporto, a atuação profissional com pessoas com deficiência, modalidades paralímpicas e iniciação às competições.

Além disso, será demonstrada uma visão geral do cenário paralímpico no Rio Grande do Norte, por meio do professor de Educação Física e responsável pelo curso, Tibério Maribondo. O profissional tem desenvolvido projetos do Festival da Inclusão no Rio Grande do Norte desde 2022.

“O Festival da Inclusão é dividido em dois momentos: o primeiro é formativo, com uma palestra de uma hora sobre o movimento paralímpico, seguida por uma oficina prática. Mostramos aos profissionais algumas formas de incluir crianças com deficiência nas aulas de Educação Física”, explica o professor.

Na segunda parte do curso, será realizado um circuito com três estações, cada uma dedicada a uma modalidade diferente. Todos os participantes passarão por essas estações, tendo a oportunidade de experimentar, de forma lúdica, gestos básicos e processos pedagógicos de iniciação.

Crianças com e sem deficiência também são convidadas a participar dessa etapa prática, permitindo que profissionais e alunos apliquem os conhecimentos adquiridos.

“Essa é uma oportunidade para identificar crianças com deficiência que têm potencial para alguma modalidade esportiva. Fazemos o contato com a família, conversamos com o professor de Educação Física e estabelecemos um primeiro vínculo. Com certeza, a família se envolverá e o professor se engajará, oferecendo novas oportunidades para essas crianças”, ressalta Maribondo.

Para a gerente de paradesporto da Fundesporte, Anne Talitha Silva, o Festival da Inclusão é um dia de capacitação que visa proporcionar aos alunos maior contato com o esporte paralímpico.

“O objetivo é fomentar e possibilitar aos municípios maior acesso ao esporte paralímpico. Trouxemos o professor Tibério Maribondo, responsável pelo paradesporto no Rio Grande do Norte, para iniciar esse trabalho aqui com o nosso primeiro festival”, destaca a professora.

Serviço

Horário: 7h às 17h
Local: Apae – R. Santa Teresinha, 705, bairro Maria Leite

Fale com a Redação