Parceria entre Estado e Prefeitura assegura mais de R$ 175 milhões para Corumbá

15
Foto: Clóvis Neto/PMC

O prefeito de Corumbá, Dr. Gabriel Alves de Oliveira, acompanhou nesta terça-feira, 23 de junho, toda a agenda oficial do governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, no município. Durante a manhã e a tarde, os dois percorreram unidades de saúde, acompanharam obras em andamento e participaram de solenidades de lançamento de novos investimentos nas áreas de infraestrutura urbana, saneamento básico e desenvolvimento social.

A agenda resultou na assinatura de ordens de serviço e na autorização de novos projetos que, somados, representam mais de R$ 175 milhões em investimentos para Corumbá, investimentos com recursos federais, estaduais e municipais. As ações contemplaram desde melhorias na rede de saúde pública até intervenções em mobilidade urbana, abastecimento de água e proteção às mulheres vítimas de violência. O presidente da Câmara Municipal, vereador Ubiratan Canhete de Campos Filho, o Bira, também acompanhou a visita.

O primeiro compromisso ocorreu na Santa Casa,  onde foi inaugurada a reforma e adequação de sete salas do Hemosul Corumbá, destinadas aos serviços de hemoterapia, ampliando a capacidade de atendimento e fortalecendo a estrutura de coleta e distribuição de sangue na região pantaneira. O investimento foi de aproximadamente R$ 390 mil.

Na sequência, prefeito e governador visitaram as instalações da maternidade da Santa Casa. Durante a tarde, a comitiva esteve no Hospital da Cassems para acompanhar o andamento das obras da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal, uma das principais demandas da saúde regional.

Parceria entre Estado e Prefeitura assegura mais de R$ 175 milhões para Corumbá
Foto: Clóvis Neto/PMC

O principal ato da agenda aconteceu no início da tarde, no bairro Guatós, onde foram anunciadas obras de pavimentação asfáltica, drenagem de águas pluviais e restauração funcional nos bairros Nova Corumbá, Guatós, na parte alta da cidade. Os investimentos ultrapassaram R$ 27 milhões e integram o programa MS Ativo Municipalismo. Também foi entregue a adequação e reabilitação do Laboratório de Ensaio e Controle da Sanesul, obra que recebeu cerca de R$ 916 mil em recursos estaduais.

Durante a solenidade, o governador assinou a ordem de início de serviço para a construção da Casa da Mulher Brasileira em Corumbá. O empreendimento receberá investimento de R$ 8,39 milhões e reunirá, em um único espaço, serviços especializados de acolhimento, proteção e atendimento às mulheres vítimas de violência. A estrutura contará com a atuação integrada de órgãos como Polícia Civil, Defensoria Pública e rede de assistência social.

Outra importante medida anunciada foi a construção da nova maternidade de Corumbá, dentro do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O investimento previsto é de R$ 74,96 milhões. Segundo Riedel, a proposta é que a unidade tenha caráter regional, ampliando a capacidade de atendimento não apenas para Corumbá, mas para toda a região do Pantanal.

“Eu vinha tratando isso com o prefeito Gabriel e com o Ministério da Saúde. O grande desafio é fazer com que esse equipamento vá além de uma maternidade e se torne o nosso hospital regional. A gente precisa, nessa estrutura de saúde aqui de Corumbá, de um regional de Mato Grosso do Sul à disposição da população”, afirmou o governador.

Na área de saneamento básico, Eduardo Riedel autorizou a execução de um conjunto de obras voltadas à ampliação e modernização do sistema de abastecimento de água do município. Entre as medidas anunciadas estão a construção de estruturas de proteção da captação superficial de água bruta, investimento de R$ 26,48 milhões; a modernização da rede de distribuição e controle operacional, com recursos de R$ 22,35 milhões; e a implantação do sistema de tratamento de resíduos da Estação de Tratamento de Água (ETA), estimada em R$ 15 milhões. Os projetos serão executados pela Sanesul em parceria com o Fundo para a Convergência Estrutural do Mercosul (Focem).

Parceria entre Estado e Prefeitura assegura mais de R$ 175 milhões para Corumbá
Foto: Clóvis Neto/PMC

Ao discursar durante a cerimônia, o prefeito Dr. Gabriel destacou o volume de investimentos em execução no município e ressaltou a importância da parceria entre os governos municipal, estadual e federal para a concretização das ações.

“A obra por si só não é apenas o concreto que está subindo, mas a sensibilidade que existe por trás dela. As obras que estão sendo feitas em Corumbá são para diminuir os alagamentos, ampliar a habitação, melhorar a infraestrutura e garantir mais dignidade para a população”, declarou o prefeito.

Gabriel também ressaltou a relevância dos investimentos voltados à proteção social e à saúde pública, como a Casa da Mulher Brasileira e a UTI Neonatal. “Hoje, estamos vendo essas estruturas saindo do papel e se transformando em serviços que vão salvar vidas e acolher as pessoas que mais precisam”, afirmou.

Riedel enfatizou a cooperação entre Estado e municípios e afirmou que os investimentos anunciados representam uma transformação para Corumbá. Segundo ele, os projetos contemplam áreas estratégicas para o desenvolvimento da cidade.

“Essa parceria do Estado com os municípios em todas as áreas é fundamental para o desenvolvimento das políticas públicas. É o que estamos vendo hoje aqui na Santa Casa. Vamos continuar parceiros, ajudando a equipar, a custear e a manter essa estrutura para atender bem a população”, afirmou o governador.

Ao abordar os investimentos em saneamento, Riedel destacou os impactos diretos na saúde pública. “Saneamento tem tudo a ver com saúde. Estamos vendo resultados concretos em vários municípios do Estado. Quando falamos de saneamento, estamos falando de cidadania, dignidade e qualidade de vida para as pessoas”, declarou.

Parceria entre Estado e Prefeitura assegura mais de R$ 175 milhões para Corumbá

O governador também destacou a importância da Casa da Mulher Brasileira para o fortalecimento da rede de proteção às vítimas de violência. “Quando falamos da Casa da Mulher Brasileira, falamos de uma rede completa de atendimento. Ali estarão presentes a Polícia Civil, a Defensoria, o Ministério Público e profissionais preparados para acolher as mulheres. A palavra de ordem é intolerância à violência contra a mulher”, afirmou.

O superintendente do Ministério da Saúde em Mato Grosso do Sul, Ronaldo Costa, destacou a relevância dos recursos destinados ao município. “O investimento federal assinado aqui é para trazer qualidade de vida, água de qualidade e saúde para toda a população da região do Pantanal. Estamos reafirmando o compromisso do governo federal com Corumbá e com o Pantanal”, disse.

Encerrando a agenda em Corumbá, durante solenidade realizada na rua Delfino Scaffa, no bairro Guatós, o governador resumiu o impacto dos investimentos anunciados para o município.

“São muitas ações que estão ajudando Corumbá a se transformar em uma cidade melhor, oferecendo ao cidadão mais qualidade de vida. Estamos olhando para as cidades, para as pessoas e fazendo aquilo que elas mais precisam em cada município”, concluiu Riedel.