29.8 C
Campo Grande
sexta-feira, 23 de fevereiro, 2024
spot_img

ParkTec CG: Prefeitura inaugura na próxima semana o 1º Parque Tecnológico de Mato Grosso do Sul

Um projeto inovador que vai resultar em uma grande transformação digital na capital será inaugurado durante as comemorações do aniversário de 124 anos de Campo Grande. Trata-se do Parktec CG – Parque Tecnológico de Campo Grande. A solenidade será no dia 15 de setembro, às 17h, na Rua Rachid Neder, nº  760, no Bairro Monte Castelo.

O Parque Tecnológico e de Inovação de Campo Grande – Parktec CG é um local físico onde empresas, centros de pesquisa, universidades e outras instituições se reúnem para promover o desenvolvimento tecnológico e a inovação, servindo de catalisador para a cultura empreendedora e o desenvolvimento econômico de Campo Grande e de toda a América Latina.

A integração é a força da inovação. A cultura inovadora, incentivada pela instalação do Parktec CG, é fundamental na busca pela democratização da informação, e, juntas, contribuem para o desenvolvimento econômico regional, criando empregos de alta tecnologia e inovadores, estimulando a criação de startups e atraindo investimentos estrangeiros. “O Parque é um ambiente projetado para promover estes objetivos, impulsionando o progresso científico por meio da inovação”, avalia a prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes.

Na estrutura do Parktec CG terá sala de reuniões, estúdio para podcast e ambientes compartilhados. Os setores tecnológicos prioritários propostos para início do projeto serão: AgroTech, Logística, Bioeconomia, Health, GovTech e Economia Criativa.

Você sabe o que é um Parque Tecnológico?

O Parktec CG será o primeiro Parque Tecnológico implantado em Mato Grosso do Sul e, por isso, podem surgir dúvidas de como esse complexo funciona. Trata-se de um ambiente planejado de desenvolvimento empresarial, econômico, social, tecnológico e sustentável, promotor da cultura de inovação e empreendedorismo, da competitividade empresarial e industrial, da capacitação técnica de pessoas e empresas, e da conexão entre as atividades desenvolvidas entre empresas e ICT´s (Instituição Científica e Tecnológica), com ou sem vínculo entre si.

As principais atividades realizadas em um Parque Tecnológico incluem:

Pesquisa e Desenvolvimento (P&D): abrigam centros de pesquisa onde são desenvolvidas pesquisas científicas e tecnológicas. Essas pesquisas podem estar relacionadas a diversas áreas, como TI, biotecnologia, engenharia, energia renovável, entre outras.

Transferência de Tecnologia: atuam como um intermediário entre as universidades, centros de pesquisa e empresas, facilitando a transferência de conhecimento e tecnologia entre essas instituições. Eles promovem a colaboração e o intercâmbio de conhecimentos para impulsionar a inovação e o desenvolvimento de produtos e serviços.

Incubação de Empresas: incubadoras que fornecem suporte e infraestrutura para startups e empreendedores que estão desenvolvendo novas tecnologias ou produtos. As incubadoras oferecem serviços como consultoria empresarial, acesso a financiamento, espaços de trabalho e networking.

Promoção do Empreendedorismo: fomentar o empreendedorismo e apoiar o desenvolvimento de novos negócios, oferecendo programas de capacitação, mentorias, eventos e competições para incentivar a criação de empresas inovadoras.

Infraestrutura e Conectividade: infraestrutura adequada com espaços de escritórios, áreas de testes e instalações de pesquisa. Além disso, fornecem conectividade de alta velocidade e acesso a recursos tecnológicos avançados, permitindo que as empresas e instituições presentes tenham acesso a uma infraestrutura tecnológica de qualidade.

Fale com a Redação