29.8 C
Campo Grande
sexta-feira, 23 de fevereiro, 2024
spot_img

Pegue seu passaporte: vem aí a 19ª Ruraltur na próxima semana

Com atrações que vão desde a feira de produtos e serviços de Turismo Rural, oficinas de cozinha de Comitiva Pantaneira à rodada de negócios e palestras sobre a o desenvolvimento desse setor turístico, a 19ª Edição da Ruraltur está prestes a acontecer em Campo Grande, na tradicional Feira Central, popularmente conhecida como “Feirona”. O evento gratuito, que durará três dias (12,13 e 14 de dezembro), é uma iniciativa do Sebrae/MS, com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidade (Setescc).

A estrutura contempla ao todo cinco mil metros quadrados, e o visitante poderá iniciar sua “expedição” por três acessos: Armazém Cultural, Feira Central e o estacionamento da Feira. Com o credenciamento que é feito de maneira on-line (https://ruraltur.ms.sebrae.com.br/), o visitante receberá um passaporte presencialmente no dia do evento, onde, ao visitar os expositores acumulará pontos para a troca de brindes e experiências.

Uma dessas experiências é o voo cativo de balão, realizado no espaço fazendinha, onde também terá a parede de escalada e rapel, touro mecânico e realidade virtual de mergulho em rios de Bonito, além de espaços “instagramáveis”. O público ainda poderá conferir mais de 250 expositores de vários segmentos que fazem parte de programas como Sebrae Delas e Pró Pantanal, com o selo Made in Pantanal, do Sebrae, e, além disso, estarão presentes empreendedores dos estados: Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso, Rio Grande do Norte e Santa Catarina.

Na Arena Manoel de Barros, dentro do Armazém Cultural, o palco será preenchido por palestras magnas ministradas pelos nomes do poeta e escritor Braulio Bessa (12 de dezembro); o chef francês Olivier Anquier (13 de dezembro); e a historiadora e empresária Luciana Balbino (14 de dezembro), entre outras. Toda a programação pode ser conferida no site da Ruraltur. Em toda a duração de evento, a música “rolará solta” com muita violada de cantores locais como João Haroldo e Betinho, e apresentações de dança e teatro, nos palcos “Violada” e “Helena Meirelles”.

De vivências nos destinos próximos a Campo Grande às oficinas de degustação da cozinha de comitiva pantaneira com o chef Marcílio Galeano, um dos objetivos da feira é mostrar que o turismo do estado vai além do convencional. Principalmente pelo bioma do Pantanal, exemplo do mel com produção na região, que faz parte da lista dos 100 produtos brasileiros com certificação de Identificação Geográfica (IG), registrada e emitida pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), e ganhará um espaço só dele: o “Circuito do Mel do Pantanal”.

Para os negócios, a 19ª Edição da Ruraltur terá rodada e sessão de negócios em um ambiente para aproximar pequenas empresas a grandes empreendimentos, visando a promoção de novos mercados e parcerias. A sessão será voltada aos empreendedores com artesanato ligado ao bioma Pantanal, já a rodada, para o trade turístico.

Ademais, no espaço Sebrae Rural, os participantes poderão conferir as ações da entidade para a promoção do empreendedorismo no campo. Por meio da ação Rota Rural, serão realizadas oficinas voltadas à agroindústria, abordando elaboração de queijos, geleias e doces; e o espaço também contará com palestras relacionadas a inovação reprodutiva, produção de leite de qualidade, e exposição de veículos utilizados no atendimento às propriedades rurais.

Para mais informações e inscrições na 19ª Ruraltur, os interessados devem acessar: ruraltur.ms.sebrae.com.br.

Fale com a Redação