Pequim 2022: organizadores recebem chama olímpica em meio a protestos

263
Yu Zaiqing, vice-premie dos Jogos de inverno. (Foto/Ruters)

Ativistas tibetanos de direitos humanos pedem boicote a evento

Os organizadores da Olimpíada de Inverno de Pequim de 2022 receberam a chama olímpica nesta terça-feira (19) em um estádio Panatenaico fortemente protegido no centro de Atenas enquanto ativistas dos direitos humanos pediam um boicote dos Jogos em reação ao histórico de direitos humanos da China.Pequim 2022: organizadores recebem chama olímpica em meio a protestosPequim 2022: organizadores recebem chama olímpica em meio a protestos

Em uma cerimônia curta dentro do estádio vazio que sediou a primeira Olimpíada moderna em 1896, o vice-presidente dos Jogos de Pequim, Yu Zaiqing, acendeu uma pequena lanterna vermelha com a chama acesa no domingo (17) na Antiga Olímpia, sede dos Jogos do passado.

A lanterna chegará à capital chinesa nesta quarta-feira (20), dando início a um revezamento doméstico da tocha que termina com a cerimônia de abertura dos Jogos no dia 4 de fevereiro, quando Pequim se tornará a primeira cidade a sediar as Olimpíadas de Verão e de Inverno.

A polícia grega interditou o acesso ao estádio horas antes e o cercou com um número grande de seguranças por medo de mais protestos, já que ativistas tibetanos romperam um cordão de isolamento policial na Antiga Olímpia para se manifestar justamente quando a chama olímpica foi acesa.

Fonte: Agência Brasil