27.8 C
Campo Grande
segunda-feira, 21 de julho, 2025
spot_img

Perfil da Mulher Empreendedora é feito em pesquisa no MS

Pesquisa inédita mapeia perfil da mulher empreendedora de MS

05/03/2020 09h05
Por: Assessoria / Fecomércio

Um pesquisa foi realizada em Mato Grosso do Sul e constatou que a maioria das empresárias é microempreendedora individual (70,7%), tem filhos (80,6%) e fatura até R$ 5 mil por mês (58%).

Os dados integram uma pesquisa inédita sobre o perfil da empreendedora de MS, divulgada nessa quarta-feira (04) na Capital, durante a realização do evento Sebrae Inspira Mulher de Negócios.

O levantamento, realizado pelo Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio-MS (IPF-MS) e o Sebrae/MS, aponta os motivos que as levaram a empreender e suas principais dificuldades.

Neste ponto, as empresárias empreendem em primeiro lugar pela possibilidade de renda, em segundo devido a um sonho e em terceiro, para conciliar o trabalho com a família.

Segundo a analista técnica do Sebrae/MS, Vanessa Schmidt, a pesquisa será utilizada para criar ações direcionadas a este público. A intenção é conhecer o perfil para ter ações mais assertivas que apoiem o empreendedorismo feminino, para a sobrevivência dos negócios, pontua.

A analista ainda explica que várias mulheres veem no empreendedorismo uma oportunidade, a grande maioria pretende investir nos próximos anos e uma dificuldade que relataram são os vários papeis desempenhados, conclui.

A maioria das empreendedoras (65%) não realizou um planejamento antes de abrir o negócio. Mas, a situação varia conforme a idade.

A economista da Fecomércio/MS, Daniela Dias, diz que a faixa etária entre 30 e 45 anos, já tiveram negócios antes e agora procuram informações para alcançar o sucesso.

Quanto à busca por conhecimento, o grau de escolaridade não influencia, explica a economista. Mulheres de qualquer nível se interessam em adquirir conhecimento de mercado, é o grande diferencial delas, complementa.

Estar presente em canais digitais é uma preocupação para as empreendedoras sul-mato-grossenses. Entre as entrevistadas, 78% utilizam as redes sociais como principais canais de divulgação da sua empresa. No entanto, apenas 8% possui lojas virtuais, o que indica uma oportunidade.

Já entre os maiores desafios das empresárias, foram apontadas as diversas atribuições das mulheres; a discriminação de sexo; a baixa confiança e crença em seu potencial empreendedor; e a falta de apoio dos familiares.

Dados gerais

Em MS, a maioria das mulheres empreendedoras, 33,3%, têm de 36 a 45 anos e 10,6% delas já tiveram outra empresa antes que fechou.

Entre os principais motivos citados para o fechamento, estão o baixo retorno financeiro, questões familiares, falta de incentivo ou estímulo fiscal, crise econômica e falta de planejamento.

Foram ouvidas 500 mulheres em outubro de 2019, nos municípios de Campo Grande, Três Lagoas, Dourados, Coxim e Bonito. A pesquisa foi realizada com um grau de confiança de 95% e margem de erro de 5%.

Confira a pesquisa na íntegra:http://www.fecomercio-ms.com.br/wp-content/uploads/2020/03/Cartilha-Pesquisa-Mulher.pdf

Cartilha contendo a pesquisa. Divulgação / Fecomércio MS

Fale com a Redação