27.8 C
Campo Grande
quinta-feira, 31 de outubro, 2024
spot_img

Pesca esportiva será liberada no dia 1º de fevereiro em dois rios de MS

Em Mato Grosso do Sul, a modalidade “pesque e solte” aquece a economia e é considerada atração turística. Para realizar a prática é necessário licença, saiba como emitir

A temporada de pesca começa a “mostrar as caras” de forma gradual em Mato Grosso do Sul. A partir da próxima quinta-feira (1º), o pesque e solte passa a ser permitido nas calhas dos rios Paraná e Paraguai no estado. Nos demais rios continuam com a pesca totalmente proibida devido ao período de Piracema, iniciado em 5 de novembro e que segue até 29 de fevereiro. Para a prática é necessário a licença, saiba mais abaixo como emitir o documento.

O Pesque e Solte não afeta a Piracema, pois nos rios onde é liberada a modalidade em fevereiro os peixes iniciaram a subida antes, portanto já fizeram a desova. Porém, os pescadores devem zelar pelos peixes, usando anzóis sem farpas para evitar ferimentos e devolvendo os animais ao rio no mesmo local em que estavam.

A Piracema é o período do defeso, quando os peixes sobem a correnteza em direção às cabeceiras para se reproduzir. A PMA (Polícia Militar Ambiental) e o Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) estão em força-tarefa para fiscalizar e combater a pesca nesse período e garantir a reprodução das espécies.

A Piracema tem duração de três meses e até agora foram quase R$ 300 mil em multas foram aplicados, segundo PMA. Também, 38 pessoas foram presas em flagrante e 1 tonelada de pescado irregular foi apreendida no Estado.

Importante frisar que, para realizar a pesca, mesmo a esportiva, todos devem portar a Autorização Ambiental para Pesca Amadora, na modalidade “pesque e solte”, que pode ser emitida NESTE link.

Fale com a Redação