28.8 C
Campo Grande
sábado, 6 de setembro, 2025
spot_img

Pesquisa sobre conhecimento do CDC do Procon termina na segunda-feira

O Procon de Mato Grosso do Sul realiza, até a próxima segunda-feira (8), a primeira ação conjunta com o Colegiado Nacional de Procons Estaduais para avaliar o nível de conhecimento da população sobre o Código de Defesa do Consumidor (CDC).

O questionário, dividido em blocos temáticos, estimula os consumidores a refletirem sobre seus direitos e sobre o suporte oferecido pelos Procons. Além disso, contempla recortes específicos voltados a mulheres, pessoas negras e indígenas.

Segundo o secretário-executivo do Procon-MS, Angelo Motti, “a pesquisa é uma ferramenta para ouvir a população, aprimorar serviços e fortalecer políticas públicas que impactam diretamente os direitos de todos os consumidores”. Os resultados do levantamento serão divulgados em setembro, em alusão aos 35 anos da promulgação do CDC, comemorados no dia 11.

O Procon-MS, vinculado à Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos (Sead), ocupa a secretaria-executiva do Colegiado Nacional de Procons Estaduais. Criado em maio deste ano, o colegiado tem como objetivo fortalecer o Sistema Nacional de Defesa do Consumidor e ampliar a integração entre as instituições estaduais e municipais.

O trabalho do colegiado é realizado em parceria com a Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor) e com a Associação Procons Brasil, com foco na modernização de plataformas digitais, expansão do atendimento presencial em cidades menores e apoio técnico aos Procons locais.

Luiz Orsatti Filho, diretor-executivo do Procon-SP e presidente do Colegiado Nacional, destaca que o grupo surgiu da necessidade de sistematizar as demandas dos municípios, que estão na linha de frente do atendimento presencial aos consumidores. “O objetivo é construir um ambiente de negócios harmônico e organizado, fortalecendo a representatividade dos órgãos estaduais junto a legislativos e servidores”, explicou.

Os consumidores interessados em participar da pesquisa podem acessar o questionário pelo link: https://tinyurl.com/3te8ux4e.

Fale com a Redação