25.8 C
Campo Grande
quinta-feira, 28 de março, 2024
spot_img

Pesquisadores da UEMS na UniRila tem artigos publicados em Revista Nacional

De outubro de 2016 a dezembro de 2021, foram mais de 5 anos de intensa produção científica na Rede Universitária da RILA (UniRila), concluindo o ano com sucesso foi lançado em 14 de dezembro o Dossiê 2: : “Desafios da Integração na Rota Bioceânica (Brasil, Paraguai, Argentina e Chile), organizado com a colaboração efetiva dos pesquisadores Prof. Dr. Ruberval Franco Maciel, (coordenador da UNIRILA e docente da UEMS), Profa. Dra. Debora Fittipaldi Gonçalves (UEMS), Prof. Dr. Milton Mariani (UFMS) Maria Augusta de Castilho (UCDB) e a Dra. em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional, Simone Mamede (Instituto Mamede).

O Dossiê 1 “Desafios da Integração na Rota Bioceânica (Brasil, Paraguai, Argentina e Chile)”, produzido em 2019 e organizado pelos pesquisadores, Prof. Dr. Ruberval Franco Maciel (coordenador da UnirRila e docente da UEMS), Profa. Dra. Arlinda Cantero Dorsa (editora da Revista Interações e Docente da UCDB), Prof. Dr. Milton Mariani (UFMS), Prof. Dr. Michel Constantino (UCDB) e com artigo inicial do Ministro das Relaçoes Exteriores, João Carlos Parkinson, coordenador nacional da Rota Bioceânica, contou com 19  artigos (acesse AQUI), de cerca de 57 autores e coautores, que trataram de assuntos inerentes à implantação do Corredor Rodoviário Bioceânico assim como da Rota de integração Latino-americana -RILA.

Pesquisadores da UEMS na UniRila tem artigos publicados em Revista Nacional

A segunda edição do Dossiê: “Desafios da Integração na Rota Bioceânica” (Brasil, Paraguai, Argentina e Chile) trouxe a todos os pesquisadores nacionais a responsabilidade de elaborarem seus artigos na língua espanhola ou inglesa, como forma de poder dar mais visibilidade às pesquisas apresentadas. Foram publicados 23 artigos versando sobre diferentes temáticas importantes para a implantação do Corredor Bioceânico. O primeiro artigo é de autoria do Ministro João Carlos Parkinson “Estudos analíticos sobre o Corredor Bioceânico”, o qual abre possibilidades de se ter uma macrovisão sobre o assunto a partir do Brasil, Paraguai, Argentina e Chile.

Como autores e coautores foram cerca de 74 pesquisadores, a maioria com atuação direta na UniRila.  Dentre os assuntos tratados temos:  indicadores econômicos, cadeias produtivas, ameaças e possibilidades de fomento, capital humano, as políticas públicas dos municípios fronteiriços,  a rota como campo de discursividades, relações culturais fronteiriças, objetivos de desenvolvimento sustentável, Turismo e territórios sustentáveis, corredores turísticos e competitividade, turismo de experiências, qualificação do turismo, potencial etnoturismo, influências culturais, plantas medicinais no Chaco brasileiro e saúde. 

Arlinda Dorsa, professora da UCDB e editora da Revista Interações, onde foi publicado o Dossiê, relata que: “quanto às minhas perspectivas de continuidade a novas pesquisas, acredito que em 2022 nós, pesquisadores da UniRila, estreitaremos mais os laços com os demais pesquisadores do Paraguai, Argentina e Chile, visando não somente à necessidade de uma maior internacionalização, como também de uma interação voltada a diferentes temas necessários como:  integração regional, governanças, gestão pública, prevenção e revitalização de patrimônios, diversidades linguísticas e turismo visto em suas diferentes vertentes.

Em resumo à essência do Projeto, o Prof. Dr. Ruberval Maciel, descreveu na apresentação do Dossiê, (“UniRila é um espaço de imanência de integração e de promoção de afecções acadêmicas no Corredor Bioceânico”) o seguinte: “a Rota Bioceânica ou Rota de Integração Latino-Americana representa uma imensa possibilidade de aproximação não apenas logística e comercial, como também de fluxos de conhecimentos acadêmicos. Nesse cenário, podemos dizer que a incompletude e a transformação das pessoas dependem das condições materiais e das pessoas com as quais interagimos. Essa afirmação traduz o processo pelo qual nós, pesquisadores da Rede Universitária da Rota de Integração Latino-Americana (UniRila), temos presenciado o processo de integração entre nossas universidades”.

Fale com a Redação