25.8 C
Campo Grande
terça-feira, 23 de julho, 2024
spot_img

PF combate complexo esquema de lavagem de dinheiro na região do Cone Sul do Estado

Operação contra organização criminosa especializada em lavagem de capitais no MS

Polícia Federal (PF), em conjunto com a Receita Federal e apoio da Policia Militar, deflagrou, na manhã desta quarta-feira (16), a Operação Collector, com o objetivo de combater os crimes de organização criminosa e lavagem de dinheiro, originados do contrabando de cigarros na região do Cone Sul de Mato Grosso do Sul.

Foram cumpridos 21 mandados de busca e apreensão, 21 ordens de sequestro e a suspensão de atividade de seis empresas, nas cidades de Naviraí, Caarapó, Itaquiraí e Mundo Novo.

As provas obtidas durante a investigação comprovaram que a organização criminosa envolvida no contrabando de cigarros contratava grupo criminoso especializado na cobrança de dívidas oriundas do crime.

O grupo efetuava as cobranças em diversos estados do país e, após o recebimento do pagamento por diversas formas, sobretudo por dação em pagamento (entrega de veículo, imóveis etc.), outro grupo criminoso – este composto por empresários – assumia o protagonismo, com a liquidação dos bens, normalmente com a compra e venda de veículos. Para operacionalizar todo esse complexo esquema, inúmeros atos de lavagem de capitais foram praticados.

Estima-se que a movimentação bancária do grupo criminoso tenha ultrapassado duzentos milhões de reais, em cinco anos.

Fale com a Redação