23.8 C
Campo Grande
quinta-feira, 25 de abril, 2024
spot_img

PF prende 3 e sequestra aeronaves em operação contra o tráfico internacional na fronteira e Goiás

A Operação Cavok foi deflagrada na manhã desta quinta-feira (6), pela Polícia Federal e apura o esquema de tráfico de cocaína na região de fronteira entre Brasil e Paraguai. A ação cumpre mandados expedidos pela 1ª Vara Federal de Ponta Porã, de prisão, busca e apreensão e até sequestro de aeronaves em Ponta Porã e em Goiás.

Ao todo, 110 agentes envolvidos com apoio do Saeg (Serviço Aéreo do Estado de Goiás), da Polícia Militar daquele Estado e da Deco (Delegacia de Combate ao Crime Organizado) em Mato Grosso do Sul. 

Conforme o site Dourados News, duas pessoas já foram presas preventivamente em Goiânia (GO) e Ponta Porã. Na fronteira, ainda houve um flagrante por posse de arma de fogo. 

Os mandados tiveram como alvo ainda o sequestro de 23 aeronaves de pequeno porte utilizadas pelos criminosos para o transporte das drogas, além de três imóveis rurais e um de apartamento de luxo, todos localizados no Estado de Goiás e avaliados em aproximadamente R$ 40 milhões.

Carga de cocaína

Durante as investigações que resultaram na Cavok, a Polícia Nacional do Paraguai interceptou uma aeronave transportando aproximadamente 130 quilos de cocaína. 

O flagrante ocorreu em 24 de novembro do ano passado, numa região rural denominada Fortuna Guazú, localizada aproximadamente 45 quilômetros de Pedro Juan Caballero, cidade paraguaia que faz fronteira seca com Ponta Porã. Mas, o piloto da aeronave conseguiu fugir da ação policial. 

Cavok

A operação foi denominada pela sigla Cavok (Ceiling and Visibility OK), utilizada no meio aeronáutico para definir situação em que há boas condições de teto e visibilidade para voos.  

Fale com a Redação