Entre os dias 19 e 21 de maio, os bares de Campo Grande e Naviraí se transformarão em espaços de conversa sobre ciência com a realização do Pint of Science, festival internacional criado em 2012 para aproximar o conhecimento científico da sociedade em um ambiente descontraído. Em 2025, o evento será realizado simultaneamente em mais de 25 países e, em Mato Grosso do Sul, contará com a participação de pesquisadores da UFMS, Uems, IFMS, UCDB, Embrapa e Fiocruz-MS.
Em Campo Grande, o festival já é tradição desde 2018 e tem como coordenadora a professora Ana Paula Marques, do Instituto de Biociências (Inbio) da UFMS. Já em Naviraí, o evento acontecerá pela primeira vez, sob a coordenação do professor Victor Sordi. A realização conta com o apoio da coordenação nacional do festival e da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect).
A proposta do Pint of Science é levar debates científicos para fora do ambiente acadêmico, incentivando o diálogo entre pesquisadores e a população. “O festival proporciona um ambiente informal que estimula a conversa e desmistifica a ciência. Isso é fundamental, especialmente no contexto atual, em que precisamos combater a desinformação e valorizar o papel da ciência no cotidiano”, destaca Ana Paula.
Neste ano, o festival celebra 10 anos no Brasil, e o tema nacional será “Mudanças Climáticas”, assunto considerado essencial pelos organizadores. “Estamos muito animados para esta edição, que marca uma década de evento no país. Nosso objetivo é ampliar ainda mais o alcance do Pint of Science em Mato Grosso do Sul”, afirma a professora.
Em Naviraí, a expectativa para a estreia do festival é alta. “A aproximação entre universidade e sociedade tem sido uma meta constante. Levar ciência para os bares é uma estratégia inovadora e prazerosa”, avalia o diretor do câmpus da UFMS na cidade, Marco Antonio da Silva. Os encontros na cidade acontecerão nos bares Araken, Dog Burger e Black House Rock Bar. Em Campo Grande, a programação será realizada nas cervejarias Koch Bier e Capivas.
Os temas e horários das palestras serão divulgados em breve na página oficial do evento. Uma novidade desta edição é a emissão de certificados de participação, disponíveis aos que preencherem um formulário ao final dos encontros.
“O festival reúne um público cada vez mais diverso, entre frequentadores assíduos e novos interessados. É um momento de celebrar a ciência como ferramenta de transformação social”, conclui Ana Paula Marques.