Foi lançada nesta quarta-feira (30) a plataforma “MS Qualifica Digital”, ferramenta criada pelo Governo do Estado que oferece qualificação profissional e empregabilidade. Com um ambiente inteligente, gratuito e 100% digital, o novo site (https://www.msqualifica.ms.gov.br/) facilita o acesso de trabalhadores, empresas e instituições de ensino a novas oportunidades de capacitação e contratação no Estado.
O serviço esta disponível também pelo aplicativo MS Digital (Android e iOS), O cadastro dos usuários será via conta gov.br. Para quem busca por uma vaga de trabalho, é possível cadastrar o currículo, fazer uma análise de perfil para descobrir carreiras e até mesmo receber sugestões de cursos compatíveis com a área de atuação ou ainda concorrer ao Voucher Qualificação, que garante gratuidade na matrícula, entre outros serviços.
O governador Eduardo Riedel (PSDB) comentou que o MS Qualifica é um instrumento para conexão entre a oportunidade, a vaga, e aquele que precisa de trabalho. “O aplicativo também é um instrumento de qualificação e aí entram os parceiros, o Sistema S, a indústria”, disse. “A gente tem feito com que a demanda não fique sem resposta para as pessoas que precisam e querem trabalhar”, completou.

Ele também frisou que o emprego é o melhor programa assistencialista que existe. “Nós temos diminuído ano a ano o apoio social porque a pessoa consegue emprego. Para nós é o melhor programa social que existe, emprego, renda, dignidade, fruto desse esforço que privado e público tem feito no casamento dessas oportunidades com as pessoas que precisam”, finalizou Riedel.
Na solenidade, a diretora-presidente da Funtrab (Fundação do Trabalho), Marina Dobashi, comentou que sempre existiu a qualificação profissional, mas era feita desconectada do desenvolvimento econômico. “A mudança nesse governo foi mapear a demanda do setor produtivo e criar programas e projetos que atendessem a empregabilidade, o que o empregador necessita”, destacou.
Atualmente, Mato Grosso do Sul possui a 5ª menor taxa de desocupação do Brasil, de 3,7%. O Estado também apresenta nível de ocupação acima de 60%, e rendimento médio de R$ 3.504, acima da média nacional que é R$ 3.346.