19.8 C
Campo Grande
quarta-feira, 5 de novembro, 2025
spot_img

PM terá cerca de 700 policiais para eleições de domingo somente na Capital

O Comando Geral da PMMS (Polícia Militar de MS), já anunciou toda preparação para o processo de votação no domingo, 2 de outubro, em todo Mato Grosso do Sul, iniciando trabalho ou ações especificas já a partir do sábado (1º). Somente em Campo grande, a Polícia Militar deve estar atuando com em torno de 700 policiais militares.

A PM já está mobilizada ao pleito, e nesta semana, e, antes do dia da votação, já atua na segurança e escolta das urnas eletrônicas, bem como, realiza de modo integrado com ou pelo TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de MS), o planejamento operacional para a execução do policiamento ostensivo nos locais de votação, apuração e totalização dos votos.

O CGPM em nota ressalta que “Reafirmando seu compromisso com a democracia e com o bem-estar da população sul-mato-grossense, a Polícia Militar de Mato Grosso do Sul terá papel de protagonismo no pleito eleitoral de 2022. Com todo seu efetivo escalado a partir de sábado, dia 1 de outubro, até o final da apuração dos votos, a Corporação estará imbuída do propósito de garantir Segurança a todos os envolvidos nas eleições”.

Campo Grande, até pelo seu tamanho e sendo a Capital e sede de todo processo eleitoral, terá até 700 policiais militares do CPM (Comando de Policiamento Metropolitano), para atuar no dia da votação, como explicou o comandante Coronel Emerson Almeida. “Através CPM estaremos empregando de 650 a 700 policiais militares para o dia de domingo, atendendo todos os locais de votação com policiais fixos e em equipes motorizadas, que estarão dando suporte no policiamento preventivo. Estaremos ainda apoiando o Poder Judiciário, com equipes junto aos juízes eleitorais e promotores do MP, visando termos um dia de pleito democrático, sem qualquer tipo de intercorrências”, disse Almeida.

O comandante do CPM, adiantou também que está tudo preparado e se segue a Segurança até o final da entrega das urnas. “Já estamos preparando também o policiamento especifico para o final do voto do eleitor, acompanhando a entrega de urnas e chegada nos local de recepção do material de dados com resultados das urnas. Bem como fazendo a resguarda da sede do TRE-MS, onde será a contabilização final dos votos e anunciado resultados da eleição em MS”, explicou o coronel.

Fim da eleição não acaba esquema eleitoral

PM terá cerca de 700 policiais para eleições de domingo somente na Capital
Coronel QOPM Emerson de Almeida Vicente, comandante do Comando de Policiamento Metropolitano (Foto: Arquivo Enfoque MS)

Coronel Almeida lembra ainda, que o fim da votação e até do processo oficial não encerra o trabalho da PM. “Já está em andamento o preparo do ‘pós eleição’, para manter a prevenção, caso tenha manifestações e/ou comemorações. Estaremos com equipes apostas para que possa tudo ser feito de forma democrática, com respeito e sem prejuízos a terceiros”, apontou.

“Então, através do CPM na Capital, o objetivo é atender o Poder Judiciário e todo sociedade sul-mato-grossense, em especial povo campo-grandense, para que tenha dia ordeiro, indo votar com tranquilidade e voltar para casa da mesma forma, marcando seu dia de votação e ato de cidadania completo. E que todos também possam estar respeitando como cidadão a todas as normas e leis que regem o processo eleitoral, como restrição de arma de fogo e consumo de bebida alcoólica, não uso de materiais nas sessões e por fim o convívio normal pelas ruas até o retorno a residência”, concluiu o comandante.

Crimes que possam ser cometidos

As Leis eleitorais estão disponíveis e até sendo divulgada para conhecimento e bem realizar o pleito eleitoral. Mas, como há ou pode haver crimes, a nota do Comando Geral da PM, também ressalta que compete a corporação a repressão ao cometimento dos crimes eleitorais, como o transporte irregular de eleitores, boca de urna, corrupção eleitoral, bem como, fazer cumprir a determinação que proíbe o consumo de bebidas alcoólicas em bares, restaurantes, conveniências e demais estabelecimentos comerciais, entre as 3h e 16h do dia da votação.

“A PMMS, através de seus valorosos homens e mulheres, por seu dever constitucional, estará presente nos 79 municípios de nosso estado, nos 1.031 locais de votação, distribuídos em 54 zonas eleitorais, proporcionando segurança, visando a realização pacífica e segura do pleito eleitoral 2022, garantindo a todos cidadãos sul-mato-grossenses a tranquilidade necessária para exercer com plenitude sua liberdade de escolha”, destaca o CGPM.

Fale com a Redação