A concessionária dos serviços públicos de água e esgoto de Campo Grande, a empresa Águas Guariroba está perfurando mais dois novos poços como parte do cronograma de ações de ampliação de produção de água na Capital. A ação, para poços da região do Pioneiros e Nova Lima, deverá ser ainda melhor, porque a empresa está Utilizando a tecnologia de perfuração underreamer, sistema usado para poços de petróleo. O trabalho, além de tempo e recursos, dará melhor resultados para vazão das águas e se tem estimativa de beneficiar juntos mais de 150 mil pessoas.

Conforme a empresa, a previsão é de que os dois poços entrem em operação já no início do segundo semestre. Por serem poços de grande porte para vazão de água, o sistema de perfuração underreamer tem como objetivo aproveitar ao máximo a produção de água, sendo uma tecnologia inédita pela concessionária.

“A concessionária vem investindo cada vez mais em tecnologia para ampliar as ações de modernização e produção de água, buscando como resultado a maior qualidade de vida para a população de Campo Grande. Os novos poços do Pioneiros e Nova Lima são exemplos de investimentos com segurança operacional direcionados ao sistema de abastecimento de Campo Grande”, destaca Gabriel Buim, diretor-executivo da Águas Guariroba.

Diferente da perfuração padrão para poços, o modelo underreamer utiliza um dispositivo para alargar o diâmetro de perfuração no intervalo onde será explorado o aquífero, permitindo o aumento da permeabilidade (transmissividade) e consequentemente aumento de produção de água, sem comprometer o aquífero. Trata-se de um conjunto composto pela coluna de perfuração com partes móveis (blocos) retraídas durante a descida e que se expandem no fundo do poço para o alargamento.

Dados por poço

Com uma vazão de produção de água estimada em 350 mil litros por hora, a estimativa é de que o poço do Pioneiros beneficie cerca de 86 mil moradores. Já no Nova Lima, a produção de água será de 200 mil litros por hora, beneficiando mais de 63 mil moradores de bairros como: Vida Nova, Tarsila do Amaral, Jardim Anache, Jardim Columbia e Mata do Segredo.

A ação no Pioneiros e Nova Lima integra um cronograma de perfuração de outros seis novos poços, totalizando um investimento de R$ 50 milhões. As obras garantirão o acréscimo de 1,7 milhão de litros/ hora de água produzida para a cidade. Os novos poços também serão ativados nas regiões do Taveirópolis, Universitário, Parque dos Poderes, Caiobá, Coophavilla II e São Conrado.

Com informações Ascom Águas Guariroba

Comentários