17.8 C
Campo Grande
quinta-feira, 18 de abril, 2024
spot_img

Polícia Militar inicia Operação OPUS em Campo Grande

A Polícia Militar, através do Comando de Policiamento Metropolitano e Unidades Especializadas, como o Batalhão de Choque, Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), Batalhão de Trânsito e Esquadrão de Cavalaria, deram início na tarde de ontem (12), a primeira fase da Operação OPUS.

Segundo nota da PM, a operação que tem seu nome derivado do latim e significa “trabalho” ou “obra”, tem por objetivo proporcionar mais segurança à população campo-grandense, através do trabalho dos policiais militares e da Guarda Civil Metropolitana de Campo Grande, que atuarão de forma integrada, na execução de abordagens, na modalidade batida policial, em pontos e horários estratégicos.

Serão empregadas viaturas operacionais, com diversas modalidades de policiamento, agindo de maneira multidisciplinar, em regiões apontadas pela seção de estatísticas da PM. Os dados são produzidos com base nos boletins de ocorrência, registrados pela população, além da coleta de informações das Agências Locais de Inteligência Policial.

Ainda de acordo com a PM, todas as macrorregiões da Capital morena serão percorridas, em ações rápidas, utilizando o fator surpresa, ou seja, a abordagem de forma inesperada, para garantir o sucesso da ação e a inibição dos crimes como tráfico de drogas, furtos e roubos.

A Operação contará com a utilização de drones e os cães farejadores do Batalhão de Choque.

As unidades escola da Polícia Militar também serão empregadas. “Os alunos terão a oportunidade de utilizarem as técnicas ensinadas durante o curso, aperfeiçoando o conhecimento em ações reais”, frisou nota.

A PM explicou que a operação OPUS será dividida em fases e avaliada semanalmente, para decidirem os novos passos conforme o resultado obtido na semana anterior. “A dinâmica vai variar de acordo com a evolução da mancha criminal e o policiamento empregado conforme a necessidade e particularidades de cada ponto da Capital”, finalizou nota.

Fale com a Redação