Os vereadores da Câmara Municipal de Campo Grande realizam nesta quarta-feira (29), uma audiência pública para discutir sobre o ‘Setembro Amarelo’, em referência ao mês de prevenção ao suicídio. O debate será realizado a partir das 14 horas no Plenário Oliva Enciso, com transmissão ao vivo no Facebook e Youtube da Casa de Leis.

O debate foi convocado pela Comissão Permanente de Políticas e Direitos das Mulheres, de Cidadania e Direitos Humanos da Câmara, composta pelos vereadores Camila Jara (presidente), Júnior Coringa (vice), Valdir gomes, Clodoílson Pires e Ademir Santana.

Conforme a OMS (Organização Mundial de Saúde), cerca de 800 mil pessoas morrem por suicídio todos os anos. Para cada suicídio, há muito mais pessoas que atentam contra a própria vida a cada ano. O suicídio é a segunda principal causa de morte entre jovens com idade entre 15 e 29 anos. Ao todo, 79% dos suicídios no mundo ocorrem em países de baixa e média renda. 

A presença do público, deve estar liberada, pois já ocorreu na semana passada o retorno das sessões ordinárias com ‘portas abertas’ e também a realização de outra audiência pública com participação presencial. Contudo, a Comissão que chama esta A.P ou a direção do Legislativo ainda não reviu ou anunciou mudança no convite, publicado nas redes oficiais e como o Enfoque MS noticiou o evento a dez dias, quando saiu o primeiro chamamento-convite.

Fim restrições – Campo Grande está desde o último dia 17, fora das restrições de proibições no combate ao Covid 19. A Prefeitura encerrou naquele dia, conforme anunciado, as regras rígidas, que impunham restrições a aglomerações em qualquer evento ou lugar.

Comentários