23.8 C
Campo Grande
quinta-feira, 18 de abril, 2024
spot_img

População pode escolher quais informações deverão ser disponibilizadas no Portal de Dados Abertos da UFGD

Uma instituição do porte da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), com mais de dois mil colaboradores e oito mil estudantes, realiza diversas atividades de gestão administrativa em seu cotidiano. Praticamente todos os dados sobre a gestão são instruídos por meio de processos administrativos, que ficam registrados no sistema de protocolo eletrônico da universidade e podem ser consultados no Sistema de Serviços Públicos. No entanto, esses processos geralmente usam linguagem técnica e têm muitas páginas, o que dificulta para a maioria da população acessá-los e compreender suas informações. Por isso, desde 2020, a UFGD mantém um Sistema de Dados Abertos, que busca simplificar e dar acesso às informações sobre a gestão da instituição.

Uma comissão foi nomeada recentemente para proceder uma revisão da base de dados. Essa comissão montou um formulário para a comunidade acadêmica e a sociedade em geral para saber que dados são de maior interesse da população. Após a votação, que se encerra em 4 de agosto, a comissão vai solicitar às unidades responsáveis que providenciem o levantamento de dados. Para participar da pesquisa, basta clicar no link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScD-Pdr_RuN6yZMa5grH9SB3xRJr7pGUlTv2fAS0ULCq95DNQ/viewform?usp=sf_link

DADOS ABERTOS

A elaboração do Plano de Dados Abertos faz parte das exigências da Política de Dados Abertos do Poder Executivo Federal, estabelecida pelo Decreto Presidencial Nº 8.777/2016 e pela Resolução Nº 3 de 2017, do Comitê Gestor da Infraestrutura Nacional de Dados Abertos (CGINDA). Essa é uma iniciativa em nível federal, que vem sendo implementada nos órgãos e nas entidades da administração pública, de modo que a população possa ter acesso e compreender como o governo presta seus serviços, atendendo ao caráter de transparência e de participação democrática da gestão das políticas públicas.

Dados abertos
Divulgação
 

De acordo com o Portal Brasileiro de Dados Abertos, um dos princípios dos dados abertos é que eles sejam processáveis por máquina, ou seja, “os dados são razoavelmente estruturados para possibilitar o seu processamento automatizado”. Isso pode acontecer por meio de aplicativos que fazem o tratamento das informações para gerar infográficos ou outros produtos que proporcionem melhor visibilidade ao conteúdo. Exemplos de ferramentas de monitoramento social de dados abertos estão disponíveis em: http://dados.gov.br/aplicativos.

Fale com a Redação