21.8 C
Campo Grande
terça-feira, 22 de julho, 2025
spot_img

Por que temos ‘explosões’ de raiva

29/01/2016 09h30

Por que temos ‘explosões’ de raiva

Notícias ao Minuto

Em entrevista ao Science of Us, o investigador R. Douglas Fields explicou os motivos que nos levam a sentir uma raiva tão intensa.

No seu novo livro, ‘Why We Snap: Understanding the Rage Circuit in Your Brain’ (‘Por que nos passmos: entendendo os circuitos da raiva no seu cérebro’, em tradução livre), Fields esmiuçou todas as causas que nos levam a ‘explodir’.

Chegou a nove ‘questões’ que nos podem fazer chegar a esse estado: integridade física, insulto, família, ambiente, sexo, ordem social, dinheiro, tribo e impedimento.

Sempre que nos sentimos ameaçados em qualquer um desses setores, é como se algo essencial para as nossas vidas estivesse em risco – e nosso cérebro prepara-se para a discussão para se defender.

Fields explica que como “os seres humanos se desenvolveram numa natureza selvagem, num ambiente em que sobrevive quem é o melhor” temos estes ‘circuitos’ no nosso cérebro que nos levam a ‘explodir’ de raiva que são mais primários e que por vezes parecem não se adaptar ao ambiente em que vivemos hoje em dia.

É preciso sublinhar que a ‘explosão’’ não é consciente e acontece muito rápido. Porque a parte do cérebro responsável por estas respostas é a que deteta as ameaças e lhes responde da forma mais rápida possível (inclui por exemplo os reflexos).

Como controlar a raiva? Fields recomenda que se tente identificar o que lhe gera mais raiva para assim tentar inverter a tendência. Entender como as coisas funcionam é sempre é melhor primeiro passo a dar no caminho para as conseguir controlar e usar a seu favor.

© Fornecido por Notícias ao Minuto

Fale com a Redação