17.8 C
Campo Grande
sábado, 5 de julho, 2025
spot_img

Porto Murtinho completa 110 anos de história em Dia de Santo Antônio

Além de Santo Antônio, a segunda-feira (13), é dia do município de Porto Murtinho, que completa 110 anos de história na região do extremo sul-fronteira de Mato Grosso do Sul, a 440 km de Campo Grande. Hoje, há uma programação comemorativa a partir das 7 horas em culto ecumênico no Paço Municipal, seguindo com entrega de algumas obras na Praça dos Eventos, às 10h. A festa será no encerramento com rodeio às 20h e show da dupla João Lucas e Valter Filho.

Hoje, com 17.460 habitantes e área territorial de 17.505,200 km², a cidade fica situada na fronteira com o Paraguai. Assim, também ficou conhecida como a “última guardiã do Rio Paraguai”, a cidade foi palco de acontecimentos históricos marcantes como a Guerra da Tríplice Aliança e a Revolução de Getúlio Vargas de 1932. O município, que também é próximo de lugares turísticos de MS, como Parque da Serra da Bodoquena, Jardim e Bonito, atualmente é comandado ou segue pela terceira vez como prefeito, Nelson Cintra Ribeiro.

O povoado teve o início de sua história em 1892 quando o Superintendente Regional do Banco Rio e Mato Grosso, Dr. Antônio Corrêa, construiu um porto para embarque da produção de erva-mate com destino a região sul do Brasil, na Fazenda Três Barras. A povoação de Porto Murtinho nasceu em uma homenagem ao Presidente do Banco Rio e Mato Grosso, Dr. Joaquim Murtinho.

Em 10 de abril de 1900, o Porto Fluvial Murtinho foi elevado a distrito com o nome de Porto Murtinho. No dia 20 de junho de 1911, Porto Murtinho foi desmembrado da cidade de Corumbá e teve seu território instalado em 13 de junho de 1912, data em que se celebra seu aniversário.

Dados gerais

Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a cidade tem um PIB (Produto Interno Bruto) de R$ 20.712,39 per capita e IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) de 0,666. Por sua localização estratégica, Porto Murtinho foi palco de atividades importantes para o desenvolvimento econômico do estado como o porto de exportações e no ciclo da erva-mate, charque e tanino.

Além disso, a cultura murtinhense é fortemente influenciada pelos costumes do Paraguai nas músicas, danças, teatro e até culinária.

Celebração do aniversário

Nesta segunda-feira (13), Porto Murtinho conta com início da programação às 7 horas em culto ecumênico no Paço Municipal. Em seguida, serão entregues algumas obras na Praça dos Eventos, às 10h. O encerramento terá rodeio às 20h e show da dupla João Lucas e Valter Filho.

Já em programação anterior, em comemoração ao aniversário, Porto Murtinho realizou um evento com foco na Rota Bioceânica, em que a UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) , com a equipe do projeto de pesquisa “UEMS na Rota”, apresentou a Primeira Mostra da Rota Bioceânica de Porto Murtinho, no último dia 4 de junho.

E na última quarta-feira (8), um evento com espaço para pequenos comerciantes de frutas, massas, sucos, doces, bolos de pote e diversas outras receitas e aperitivos, bem como, o show de Alex e Yvan, dupla sertaneja. Mais de 2.000 pessoas participaram da celebração.

Fale com a Redação