20.8 C
Campo Grande
segunda-feira, 11 de agosto, 2025
spot_img

Postos e hospitais da Capital superlotam em primeiro teste de regulação

Publicado em 10/04/2017 08h15

Postos e hospitais da Capital superlotam em primeiro teste de regulação

Com falta de vagas, UPAs tinham 21 pacientes à espera de leitos

O primeiro fim de semana de testes do novo sistema de regulação proposto pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) não funcionou como deveria em Campo Grande.

Colocado em prática sem estudo e com viabilidade questionada, o resultado foi de superlotação nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e nos quatro maiores hospitais que atendem pelo Sistema Único de Saúde na cidade – Santa Casa, Hospital Regional (HRMS), Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap) e Maternidade Cândido Mariano.

Agora o Conselho Municipal de Saúde quer resolutividade e preparo para que o atendimento de saúde ocorra sem os problemas enfrentados desde sexta-feira, com falta de insumos, medicamentos e vagas.

“Foi a prefeitura que propôs o sistema, tinham que estar preparados para isso. Nossa preocupação é em relação ao próximo fim de semana, com feriado prolongado de Páscoa”, afirma o presidente do conselho, Sebastião Arinos Júnior.

Enquanto os hospitais informavam não ter leitos disponíveis para novos pacientes, as seis UPAs mantinham 21 pacientes internados ontem, sem previsão de conseguirem transferência.

Correio do Estado

UPA do Bairro Coronel Antonino ficou lotada ontem à tarde - Foto: Bruno Henrique/Correio do Estado

Fale com a Redação