22.8 C
Campo Grande
quinta-feira, 1 de maio, 2025
spot_img

Potencial econômico do amendoim será debatido em seminário sobre agricultura em MS

Com o objetivo de apresentar novas alternativas para a diversificação de culturas e geração de renda no Cerrado sul-mato-grossense, a Embrapa Agropecuária Oeste e o Sindicato Rural de Dourados realizam no dia 16 de maio, das 8h às 11h15, durante a 59ª Expoagro Dourados 2025, o Seminário “Cultura do Amendoim – Alternativa para diversificação e rotação de culturas”. O evento acontece em Dourados (MS) e reunirá produtores, pesquisadores, técnicos e estudantes para debater os desafios e oportunidades da cultura do amendoim na região. As inscrições estão abertas e podem ser feitas previamente ou no local, pelo link: https://bit.ly/42h2sHs.

A programação começa com uma palestra virtual da pesquisadora Tais de Moraes Falleiro Suassuna, da Embrapa Algodão, referência nacional na cultura do amendoim. Em seguida, o público acompanhará as experiências práticas de nomes como Rogério Hidalgo Barbosa, organizador do evento Amendoglória; Gervásio Kamitani, engenheiro agrônomo, produtor rural e presidente do Conselho de Administração da Copasul, de Naviraí; e Fábio Taira, engenheiro agrônomo da Fazenda Santa Rosa, também de Naviraí. O seminário será encerrado com uma sessão de perguntas do público.

O pesquisador Fernando Mendes Lamas, da Embrapa Agropecuária Oeste, um dos organizadores do evento, destaca o crescimento expressivo da cultura em Mato Grosso do Sul, que já ocupa a segunda posição nacional na produção de amendoim, atrás apenas de São Paulo. “Apesar de o estado ainda não contar com um histórico de pesquisa consolidado, iniciativas locais, como o projeto piloto em Glória de Dourados, têm demonstrado o potencial da cultura na região, com bons resultados em manejo e organização de produtores”, afirma Lamas.

O seminário abordará aspectos técnicos e econômicos do cultivo, como melhoramento genético, cultivares adaptadas, controle de doenças, mecanização da lavoura, beneficiamento e o papel estratégico do amendoim em sistemas rotacionados com soja. De acordo com Lamas, o cultivo ainda enfrenta desafios, como o alto custo das sementes e a vulnerabilidade a doenças fúngicas, que encarecem o uso de fungicidas. No entanto, o pesquisador avalia que o cenário é promissor, com bons preços no mercado interno e crescimento das exportações para destinos como Estados Unidos, Europa e China.

“O nosso objetivo é mostrar ao produtor rural e aos técnicos que o amendoim pode sim ser uma alternativa viável e lucrativa para compor sistemas agrícolas mais diversificados e sustentáveis”, conclui Lamas.

Fale com a Redação