(Foto: Agência Brasil)

Sistema registrou mais de 2,4 milhões de inscrições e mais de 1,25 milhão de inscritos

O sistema de inscrição para o primeiro processo seletivo de 2021 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) registrou 2.413.686 milhões de inscrições. E o total de candidatos inscritos foi de 1.250.095 milhão. Cada inscrito podia fazer inscrição em até dois cursos de sua escolha, por isso o dado de inscrição pode ser até o dobro do de inscritos. 

Após a divulgação do resultado da chamada única desta edição do Sisu, os inscritos devem ficar atentos aos dois últimos períodos do cronograma: lista de espera, para quem não foi selecionado em nenhuma de suas duas opções de curso, e matrícula dos selecionados na chamada única. 

Para os candidatos não selecionados na chamada única do Sisu em nenhuma das duas opções de curso assinaladas na inscrição, pode manifestar interesse em participar desta última etapa da seleção do Sisu até as 23h59 da próxima sexta-feira (23). 

Para tanto, basta acessar a página do Sisu, entrar no boletim individual e confirmar o interesse em participar da lista de espera, para a primeira ou para a segunda opção de curso indicada na inscrição. Para se certificar de que o procedimento foi realizado com sucesso, o estudante deve aguardar a emissão da mensagem de confirmação por parte do sistema do Sisu. Não há qualquer cobrança de taxa.

A convocação para a matrícula dos selecionados por meio da lista de espera  cabe às próprias instituições de ensino e tem previsão para começar no dia 27 de abril. Os candidatos participantes da lista de espera devem acompanhar as listas dos convocados junto à instituição de ensino para a qual tenha manifestado interesse em disputar as vagas ofertadas.

Já os selecionados na chamada única do Sisu devem atentar que o período para realizar a matrícula ou registro acadêmico na instituição de ensino para a qual foi selecionado é de 19 a 23 de abril. Os cronogramas específicos para essa etapa, quando divulgados pelas instituições, devem ser consultados nas páginas eletrônicas de universidades e institutos federais.

 Nesta edição do Sisu são ofertadas 206.609 vagas para 5.571 cursos de graduação em 109 instituições públicas de ensino superior.

O Sisu é o sistema informatizado do MEC no qual as instituições públicas de  educação superior, sejam elas federais, estaduais ou municipais, oferecem vagas a serem disputadas por candidatos inscritos em cada edição da seleção.  

Comentários