28.8 C
Campo Grande
quarta-feira, 24 de julho, 2024
spot_img

Prazo para renegociação de dívidas do Fies segue até agosto

Programa ‘Desenrola Fies’ oferece até 99% de desconto no saldo da dívida

Prorrogado, a adesão ao programa Desenrola Fies segue até 31 de agosto deste ano. De acordo com Ministério da Educação (MEC), os estudantes tem prazo extra para que possam renegociar suas dívidas com o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

O programa disponibiliza descontos que podem chegar até 99% de abatimento no valor consolidado da dívida e até 100% nos juros, dependendo de cada caso. Pedidos de renegociação ou simulação devem ser feitos à Caixa Econômica Federal ou ao Banco do Brasil (BB). O processo pode ser realizado de forma virtual, por meio dos aplicativos dos bancos.

Desde que o Desenrola Fies foi lançado, em novembro de 2023, beneficiou mais de 280 mil pessoas e já renegociou quase R$ 13 bilhões em dívidas. As transações são referentes aos contratos firmados até 2017 e com débitos em 30 de junho de 2023, abrangendo contratos em todos os estados brasileiros. 

Em Mato Grosso do Sul, houveram 3.932 negociações. O programa já regularizou mais de R$ 189 milhões de dívidas.

Fies 

O Fundo de Financiamento Estudantil (programa do MEC instituído pela Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001) visa conceder financiamento a estudantes de cursos de graduação em instituições de educação superior privadas aderentes ao programa e com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Desde 2018, o Fies possibilita juros-zero a quem mais precisa e uma escala de financiamento que varia conforme a renda familiar do candidato. 

Pode se inscrever no Fundo o candidato que tiver participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir da edição de 2010, tiver obtido média aritmética das notas nas provas igual ou superior a 450 pontos, além de nota superior a zero na redação. Também é necessário possuir renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até três salários mínimos. 

Fale com a Redação