30.8 C
Campo Grande
sexta-feira, 9 de maio, 2025
spot_img

Prazo para tentar entrar no 1º lote da restituição do IR termina nesta sexta-feira

Pagamento será realizado no dia 30 de maio, mesma data para o fim do prazo do envio das declarações

Contribuintes que desejam receber a restituição do Imposto de Renda 2025 já no primeiro lote têm até esta sexta-feira (9) para entregar a declaração à Receita Federal. Essa é a data limite para que o sistema do Fisco possa programar os pagamentos iniciais, que começam a ser depositados a partir de 30 de maio.

A consulta ao primeiro lote será liberada no dia 23 de maio, às 10h. Ao todo, serão cinco lotes de restituição, pagos em: 30 de maio, 30 de junho, 31 de julho, 29 de agosto e 30 de setembro. O prazo final para envio da declaração é 30 de maio.

Quem recebe primeiro?

Seguem no topo da lista de prioridades legais:

  • Idosos com 80 anos ou mais;
  • Pessoas com 60 anos ou mais, deficientes ou portadores de doenças graves;
  • Contribuintes cuja principal fonte de renda seja o magistério.

Além deles, este ano a Receita também dará prioridade àqueles que utilizarem a declaração pré-preenchida e optarem por receber a restituição via Pix. Em seguida, vêm os contribuintes que usarem apenas uma dessas opções. Por isso, a Receita Federal recomenda que quem quiser antecipar o recebimento da restituição envie o documento o quanto antes.

Débito automático e pagamento

Quem tem imposto a pagar e pretende quitá-lo via débito automático na primeira cota ou na cota única também deve enviar a declaração até 10 de maio. Após esse prazo, o pagamento terá de ser feito por meio de boleto bancário (Darf).

Como declarar

A declaração pode ser feita por meio do PGD (Programa Gerador da Declaração), disponível no site da Receita Federal, ou pelos canais digitais: o app ou a versão web do Meu Imposto de Renda (MIR), acessível em computadores e dispositivos móveis.

Mato Grosso do Sul já soma mais de 300 mil declarações

No Mato Grosso do Sul, mais de 300 mil contribuintes já enviaram suas declarações, segundo balanço da Receita Federal divulgado na última terça-feira (6). A expectativa é de que até o fim do prazo, 672 mil declarações sejam entregues no estado — número ligeiramente abaixo do registrado em 2024.

Em todo o país, até as 21h18 da quinta-feira (8), cerca de 21,4 milhões de declarações haviam sido recebidas, o que representa 46,3% do total estimado de 46,2 milhões.

Multa para quem perder o prazo

Aqueles que não entregarem a declaração até 30 de maio estão sujeitos a uma multa mínima de R$ 165,74, podendo chegar a 20% do imposto devido.

Fale com a Redação