Prefeito Marçal Filho destaca parcerias para garantir rede de água nas aldeias Bororó e Jaguapiru

14
Prefeito Marçal Filho discursa durante solenidade de assinatura do contrato para levar rede de água potável para as aldeias Bororó e Jaguapiru. Foto: A. Frota

O prefeito Marçal Filho enfatizou na manhã desta sexta-feira (16) a importância das parcerias entre município, Estado e União para garantir a rede de água potável nas aldeias Jaguapiru e Bororó, que formam a Reserva Indígena de Dourados. Ao lado do governador em exercício, José Carlos Barbosinha, o prefeito Marçal Filho participou da assinatura de contrato para implantação dos sistemas de abastecimento de água nas duas aldeias, com investimentos de R$ 48.766.282,00 e que, quando o projeto estiver concluído, ira colocar fim a grave situação de falta de água para as famílias que residem na maior reserva indígena urbana do Brasil.

Antes de destacar a importância da obra que vai levar cidadania e dignidade às famílias indígenas, Marçal Filho fez questão de citar nominalmente cada vereador presente na solenidade, bem como os deputados e demais autoridades que foram testemunhar esse momento histórico para Dourados. “Quero cumprimentar o nosso governador Barbosinha, que está à frente deste Estado fazendo um trabalho maravilhoso e mostrando que o douradense tem capacidade, que um douradense pode sim ocupar os maiores cargos deste Estado e que a gestão está em boas mãos”, destacou o Marçal Filho. 

O prefeito aproveitou a presença do prefeito de Itaporã, Tiago Carbonaro, para pedir que o Executivo da cidade vizinha contribua mais com os serviços que são levados pela Prefeitura de Dourados para a Reserva Indígena. “Para quem não sabe, boa parte do território de Dourados hoje pertence a Itaporã”, enfatizou Marçal Filho. “Quase toda a Reserva Indígena hoje pertence a Itaporã e grandes propriedades rurais que eram território do nosso município hoje também pertencem a Itaporã, portanto o Tiago está recebendo o imposto, enquanto todos os serviços estão sendo prestados pela Prefeitura de Dourados”, ressaltou.

Marçal Filho também falou sobre a importância dos serviços de distribuição de água potável para as aldeias. “Água para a Reserva Indígena é algo essencial, importante, mas vai demorar ainda para chegar, é bom que se diga isso porque no serviço público as licitações demoram demais, a burocracia é grande, até porque a lei protege o bem público”, explicou. “Às vezes, as pessoas cobram celeridade da gente, eu mesmo me cobro o tempo inteiro para fazer de Dourados a nossa cidade de sonhos, a cidade que nós merecemos, mas no setor público não funciona assim”, prosseguiu. “Mas todo mundo está sentindo a diferença com a nossa dedicação, nosso empenho em deixar Dourados melhor, mais bonita e bem cuidada”, completou o prefeito. 

Prefeito Marçal Filho destaca parcerias para garantir rede de água nas aldeias Bororó e Jaguapiru
Marçal Filho durante assinatura de contrato para implantação dos sistemas de abastecimento de água potável na Reserva Indígena de Dourados. Foto: A. Frota

Durante o discurso, Marçal Filho voltou a elogiar sua equipe de governo e, também, destacou a importância da parceria entre o Executivo Municipal e os deputados estaduais, federais e senadores. “Eu falei na campanha eleitoral que não importava o deputado, nem de que partido fosse, que poderia colocar recursos em Dourados que o trabalho seria reconhecido”, lembrou o prefeito. “Estou preparando uma prestação de contas de todos os deputados estaduais, federais e senadores que trouxeram recursos para nossa prefeitura em 2025 e farei questão de destacar o nome de cada um deles e o valor que cada um destinou para Dourados”, completou.

Por fim, o prefeito falou da importância dos investimentos feitos pela Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul (Sanesul) em Dourados, superando a marca de 90% de coleta e tratamento de esgoto no município, mas também cobrou a estatal. “Não posso deixar de sempre cobrar o presidente Renato Marcílio da Silva, que tem sido muito receptivo em relação ao trabalho que as empresas terceirizadas da Sanesul fazem na nossa cidade e, muitas vezes, não fazem bem feito”, ressaltou Marçal Filho. “Às vezes vão lá, cortam o asfalto, porque é necessário cortar o asfalto, mas não repõem do jeito que deveria”, prosseguiu. “Da mesma forma que os demais serviços prestados pela Sanesul são de excelência, esperamos que essa questão das obras de reparo no asfalto também seja resolvida, porque é uma reclamação geral da população em relação a isso”, finalizou o prefeito.