23.8 C
Campo Grande
sábado, 20 de julho, 2024
spot_img

Prefeitura celebra 30 anos de atividades do Ceia

Nos dias 1 e 2 de junho, foram realizados um jantar e missa com a presença de autoridades, parceiros, secretários municipais e do prefeito de Dourados, Alan Guedes, para celebrar os 30 anos de atividade do Ceia (Centro de Integração do Adolescente ‘Dom Alberto’), entidade filantrópica fundada em 2/6/1994, que atende diariamente cerca de 240 crianças e adolescentes com idade entre 7 e 17 anos, que estejam em situação de risco social.

Conforme o presidente do Ceia, Laércio Pereira dos Santos, a missão da instituição é proporcionar às crianças e adolescentes, um espaço de convívio saudável, para que sejam agentes de mudanças e transformação social.

“Trabalhamos para proporcionar às crianças e adolescentes, em risco social, um espaço de convívio saudável que os ajudem a desenvolver os valores humanos e cristãos, para que sejam agentes de mudanças e transformação social”.

Diariamente a instituição fornece, gratuitamente, quatro refeições diárias (café da manhã, almoço, lanche e jantar), uniformes, serviços de convivência e fortalecimento de vínculos socioafetivos e familiares, além do reforço escolar, oficinas de culinária, artesanatos, músicas, teatro, esportes, cursos, palestras e encaminhamentos para tratamentos.

A coordenadora do Ceia, Simone Brasil, conta que atualmente são atendidos 197 educandos, entretanto, ao longo dos 30 anos de atividades já foram realizados mais de 10 mil atendidos, com o apoio da Prefeitura de Dourados.

“Nós trabalhamos em rede, junto a assistência social e educação. Encaminhamos os educandos para atendimentos na saúde e demais órgãos de proteção. Temos a parceria da Prefeitura com os termos de fomento e participação, convênio do FNAS (Fundo Nacional de Assistência Social) e temos a malharia, onde realizamos a confecção de uniformes e doações/promoções”, explica.

“É uma grande alegria prestigiar essa comemoração e fazer parte de uma história tão linda e importante, quanto a do Ceia. Uma instituição séria e que tem oportunizado melhores condições às nossas crianças e adolescentes, além de ferramentas para que elas possam construir um futuro digno. Somos parceiros desta instituição e comemoramos juntos as conquistas desses 30 anos”, destaca o prefeito, Alan Guedes.

O Ceia funciona nos períodos matutino e vespertino, onde os grupos de Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, desenvolvem atendimento psicossocial, reforço escolar, cursos de manuseio de sucatas, pintura em tela e em tecido, bordado, informática, corte e costura, cabeleireiro, manicure e pedicure, e ainda atividades culturais, como o canto coral infanto-juvenil, e oficinas de flauta, violão, piano e fanfarra. A instituição também oferece uniformes e duas refeições diárias, sendo uma no início e outra no final das atividades de cada período.

Os educandos são atendidos no contraturno escolar. Os pais e familiares também participam de reuniões com o tema ‘A Missão da Família na Educação dos Filhos’, tendo como objetivo o fortalecimento de vínculo familiar, qualidade de vida e o resgate da dignidade humana.

Os atendimentos são realizados mediante encaminhamento de órgãos de proteção, como o Cras (Centro de Referência de Assistência Social), Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) e Conselhos Tutelar e Judiciário.

Para quem deseja contribuir com os trabalhos realizados, basta encomendar uniformes da malharia da instituição, ou realizar doações. Saiba mais pelo telefone (67) 3422-2642.

Fale com a Redação