30.8 C
Campo Grande
quinta-feira, 18 de julho, 2024
spot_img

Prefeitura de Selvíria e Sindifiscal-MS estabelecem parceria com Observatório Econômico

Dr Fernando, do PSDB, esteve nesta terça na entidade para conhecer o projeto

O prefeito de Selvíria, Dr Fernando, do PSDB, esteve nesta terça-feira, dia 9, no Sindicato dos Fiscais Tributário de MS (Sindifiscal-MS). O município tem interesse no Observatório Econômico que a partir de dados de arrecadação consegue mapear a economia da localidade bem como suas relações de interdependência com o cenário nacional. O presidente da entidade, Francisco Carlos de Assis, o Chiquinho, e o diretor de Relações Institucionais e Políticas, Clauber Aguiar, apresentaram o projeto que já está a serviço das prefeituras de Dourados, Paranaíba, Aparecida do Taboado, Rio Brilhante, Ladário, Sete Quedas e mais 13 municípios que compõem o Conisul (Consórcio Intermunicipal para Desenvolvimento da Região Sul do MS).

“O município já sinalizou e no dia 22 deste mês devemos estar na reunião do Cidecol – Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento da Costa Leste – que reúne sete municípios para que possamos fazer esta consultoria para eles”, comentou o idealizador do projeto, Clauber Aguiar. O Observatório Econômico que produz pesquisas e elabora estudos técnicos com o objetivo de suprir a Diretoria Executiva do Sindifiscal-MS com informações e propostas que possibilitem sua atuação no cenário governamental, foi adaptado às prefeituras em 2020 e colocou os fiscais tributários em evidência. “Com isso, os prefeitos passaram a ter um olhar diferenciado para o fiscal tributário. Ele não é um mero cobrador, é um profissional que consegue analisar dados e suprir uma lacuna nas prefeituras”, explicou Chiquinho.

O presidente citou o exemplo da Prefeitura de Dourados, que esteve na entidade e, quando ainda candidato, Alan Guedes recebeu a análise econômica desenvolvida pelo projeto da região e do estado. Hoje, Everson Leite Cordeiro, fiscal tributário, tornou-se secretário municipal de Fazenda. “Isso já é resultado de um trabalho de valorização profissional”, apontou o presidente.

OBSERVATÓRIO ECONÔMICO

O Observatório Econômico é uma estrutura pertencente ao SINDIFISCAL/MS. O principal objetivo é monitorar a economia do Estado de Mato Grosso do Sul. O projeto foi lançado em 2015 e produz pesquisas e elabora estudos técnicos com informações e propostas que possibilitem a atuação da entidade e municípios no cenário governamental. E assim, cumprir sua responsabilidade social, pensando soluções para o seu desenvolvimento.

Fale com a Redação