28.8 C
Campo Grande
terça-feira, 27 de maio, 2025
spot_img

Prefeitura distribui cobertores para pessoas em situação de vulnerabilidade social

Com a previsão climática apontando frio intenso ainda nesta semana na região Sul de Mato Grosso do Sul, a Prefeitura de Dourados se antecipou à “virada de tempo” e entregou, na noite desta segunda-feira (26), em vários pontos da cidade, cobertores para pessoas em situação de vulnerabilidade social.  Ao mesmo tempo em que distribui cobertores, a Prefeitura de Dourados também realiza nesta quarta-feira (28), no CRAS Vila Vargas, o brechó solidário com roupas doadas na campanha do agasalho que está sendo coordenada pela Secretaria Municipal de Assistência Social.

A distribuição de cobertores, também coordenada pela Secretaria Municipal de Assistência Social, em ação conjunta com a Guarda Municipal, contou com participação do prefeito Marçal Filho, que destacou a iniciativa e o objetivo de aquecer as pessoas expostas às baixas temperaturas. “Juntamente a minha equipe nos antecipamos à chegada do frio e viemos trazer mais alento para quem precisa”, disse o prefeito.

O primeiro grupo de pessoas beneficiadas com a entrega dos cobertores estava concentrado na Praça Paraguaia, no Jardim Itália, onde cerca de 10 vulneráveis receberam o agasalho. Na sequência, a equipe e o prefeito foram na região do Residencial Guassu, onde localizaram uma família residindo em um barraco de plástico preto e totalmente exposta ao frio. Eles também receberam cobertores. “Na sequência, as viaturas atenderam pessoas em situação de rua na Praça do Cinquentenário e nas imediações do Terminal Rodoviário de Dourados”, explica Jamil da Costa Matos, comandante da Guarda Municipal de Dourados.

A secretária de Assistência Social, Shirley Flores Zarpelon, disse que a distribuição de cobertores para pessoas em situação de rua seguirá nos próximos dias, afim de proteger essa população vulnerável nos dias mais gelados do inverno que se aproxima. A Guarda Municipal participará da entrega dos cobertores no município, sobretudo identificando os locais onde estão as pessoas em situação de rua e dando suporte às equipes da assistência social.

A ação ocorrerá conforme a demanda e, no primeiro momento, os agentes da Prefeitura de Dourados oferecerão transporte até a Casa da Acolhida. “Aqueles que não quiserem ir para o abrigo, vão receber os cobertores para se protegerem do frio”, explica a secretária.  Shirley Zarpelon anunciou ainda que a Assistência Social oferece serviço de pernoite na Casa da Acolhida e fica a critério do cidadão em situação de rua aceitar ou não o acolhimento.

O inverno começa oficialmente no dia 20 de junho, no entanto, a previsão aponta que as temperaturas em Dourados devem despencar da média dos 30 graus para 7 graus já nesta quinta-feira (29). “Determinei tanto à Guarda Municipal quanto à Secretaria Municipal de Assistência Social que mantenham a vigilância constante para identificar e assistir as pessoas em situação de vulnerabilidade social”, enfatiza o prefeito Marçal Filho.

CAMPANHA DO AGASALHO

Ao mesmo tempo em que atende as pessoas vulneráveis, a Prefeitura de Dourados continua com a Campanha do Agasalho 2025, que neste ano tem o tema “Cuidando com Amor e Aquecendo Vidas”.  A campanha foi lançada no CRAS do Parque do Lago II,  onde serão atendidas famílias/indivíduos que vivem em situação de vulnerabilidade e risco social referenciados no território daquela unidade.

Os demais CRAS também estão arrecadando itens de inverno para doações e organizando as destinações. A entrega dos agasalhos será feita por meio de “Brechós Solidários”, com toda organização das doações por tamanho infantil e adulto, masculino/feminino, sendo publicizado através da Prefeitura e mídias, mostrando para comunidade douradense a importância da solidariedade e o bem humanitário para a população carente.

Caixas para coletas de doações estão disponibilizadas em vários pontos da cidade. Em cada unidade parceira das Secretarias e da Prefeitura e locais privados que aceitaram a parceria, foi instalada uma caixa personalizada para a coleta dos artigos de inverno, como agasalhos, sapatos, toucas, cobertores, meias, mantas, entre outros. Os itens podem ser novos ou usados, desde que em bom estado. 

A secretária Shirley Flores Zarpelon explica que a iniciativa da campanha atende recomendação do prefeito Marçal Filho e busca contemplar o maior número de famílias e/ou pessoas em situação de vulnerabilidade e risco social no período de inverno que se aproxima. “Doar agasalho é um ato de amor”, enfatiza. “Esperamos contar com a solidariedade da população douradense e das empresas para que nenhuma pessoa passe frio em Dourados”, finaliza.

Fale com a Redação