30.8 C
Campo Grande
sexta-feira, 19 de julho, 2024
spot_img

Prefeitura entrega homenagens em Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial

A Subsecretaria de Defesa dos Direitos Humanos (SDHU), por meio da Coordenadoria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (CPPIR), promoveu na última terça-feira (28), a cerimônia de Homenagem ‘Aleixo Paraguassu Neto’, em alusão ao Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial, celebrado então no dia 21 em março. Veja abaixo, nomes de 33 cidadãos que receberam a certificação homenageosa.

O objetivo é reconhecer por meio de certificação, as personalidades que através de suas ações, contribuem e ou contribuíram, nas ações de enfrentamento ao Racismo, bem como dar visibilidade às ações que são realizadas e fazem a diferença na sociedade.

“A homenagem é realizada em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos do Negro em homenagem às pessoas, instituições ou órgãos que se destacam na promoção de políticas e ações de igualdade racial, na implementação das políticas públicas nas diversas áreas voltadas a população negra, povos ciganos e de matriz africana”, explica Priscilla Carla dos Santos Justi, subsecretária da SDHU.

Prefeitura entrega homenagens em Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial

Rosana Anunciação, coordenadora da CPPIR, aponta que a homenagem está em ressaltar ações e feitos em prol de uma sociedade mais justa e igualitária, que devem ser reconhecidas para motivar outros exemplos positivos.

“Essas personalidades foram indicadas por conselhos, fóruns, comitês e a coordenadoria da Subsecretaria de Defesa dos Direitos Humanos de Campo Grande. Essas pessoas exerceram a cidadania e colaboraram para fazer valer os direitos humanos. Nossa intenção é agradecer os trabalhos que colaboram para a inclusão social dos cidadãos campo-grandenses”.

Homenagem viva

Prefeitura entrega homenagens em Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial

Dono do nome que leva a homenagem, o juiz aposentado Aleixo Paraguassu Netto estava presente na condecoração e se sentiu honrado pela representatividade às personalidades premiadas. Em discurso, ele elogiou o trabalho que a SDHU vem promovendo em Campo Grande no combate ao racismo e o incentivo ao debate de igualdade racial na sociedade.

“Me sinto honrado por estar presente aqui e tomar conhecimento sobre o trabalho da SDHU por meio da CPPIR em Campo Grande. Parabéns pelos projetos, em especial ao Programa Campo Grande Sem Racismo, que tem por finalidade estimular, apoiar e reconhecer empresas, instituições públicas e privadas, associações ou quaisquer grupos da Capital que possuem em sua prática de gestão, ações no campo da promoção da igualdade racial”, pontuou.

Prefeitura entrega homenagens em Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial

“Desde que descobri Movimento Negro, mesmo sendo branca, mas meu cabelo é afro devido a minha descendência, desenvolvi trabalhos com mulheres negras, religiões de matrizes africanas como assistente social e represento esse segmento de público em conferências, mesas redondas e debates em todo o país para o desenvolvimento de políticas públicas específicas de inclusão, contra o racismo e igualdade. Tenho admiração pelo trabalho realizado em Campo Grande e para mim, é uma grande satisfação receber esse prêmio”, disse Ana Cristina Dias Gomes da Silva, assistente social homenageada.

Prefeitura entrega homenagens em Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial

A CCPIR, por meio do selo, atua com palestras e rodas de conversas em companhias interessadas no enfrentamento ao racismo e combate à discriminação étnico-racial, com vistas a ações que promovam a equidade nas oportunidades de acesso a cargos de chefia e crescimento profissional dos colaboradores que se auto declaram pretos e pardos, com atenção as características fenotípicas.

A prefeita Adriane enalteceu o trabalho da SDHU e parabenizou a CPPIR pela escolha do nome da Homenagem. Paraguassu fundou o Instituto Luther King em 2003, com o sonho de estabelecer uma sociedade mais justa, a partir da inclusão de cidadãos menos favorecidos. Desde então, a entidade oferece cursos pré-vestibular e de informática gratuitamente, visando oferecer ensino de qualidade para jovens de baixa renda e contribuir para a redução das desigualdades sociais.

Prefeitura entrega homenagens em Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial

Aleixo Paraguassu Netto ingressou na magistratura em 1974, em Rio Brilhante. Atuou também como professor do curso de Direito da Universidade Católica Dom Bosco, da Faculdade de Direito da Universidade da Grande Dourados (Unigran), da Escola Superior da Magistratura de MS (Esmagis), da Escola de Polícia do Distrito Federal.

No total, 33 personalidades foram homenageadas

Aline Serzedelho Neves Vilaça

Ana Cristina Dias Gomes da Silva

Antônio Lino de Rodrigues Sá

Christian de Aragão

Deividson Silva

Diego Cesar Boiarenco Nascimento

Felipe Augusto de Souza

Gabriel Pereira Garcia

Glenda Rodrigues Oliveira

Izadir  Oliveira

Marcelus Andrade das Chagas

João Trindade Delfino Anunciação Franco

José Luiz Mendes de Castilho

Jose Roberto Costa Cardoso

Manoela Areias Costa

Rodrigo Queiróz

Sheila Pereira de Azevedo

Themis de Oliveira

Bartolina Ramalho Catanante

Fabiana Simão

Maria Madalena de Souza Alves

Romilda Netto Pizani

Jairo Garai Ribeiro de Oliveira

Adriane Lopes

Paulo Luzardo

Ronaldo Jefferson da Silva

Christianna Batista da Silva Costa

Chiquinho Telles

Milena Nascimento

Andreia Ferreira de Jesus

Denise Santos da Silva

Hudson da Conceição Pinheiro

Sabrina Bueno de Meneses Sanches Mestra

Fale com a Redação