A Unidade Básica de Saúde (UBS) do distrito de Vila Vargas, em parceria com o Hospital do Amor de Dourados, realizou na manhã desta sexta-feira (3) uma blitz educativa na BR-163. A ação, que contou com apoio da Motiva, concessionária que administra a rodovia, marcou o início das atividades do Outubro Rosa no distrito, com orientações de prevenção ao câncer de mama e de colo de útero.
Durante a blitz, que contou com a participação dos vereadores Márcio Pudim, Sérgio Nogueira e Edson Souza, veículos foram abordados para que motoristas e passageiros recebessem panfletos e informações sobre a importância de manter os exames de rotina em dia. Para a coordenadora da UBS de Vila Vargas, Rosania Gonzaga, a iniciativa tem caráter simbólico e educativo.
Ela destacou que no próximo dia 16 será realizada uma grande ação no distrito, com atendimentos estendidos até às 20h. “Vamos ampliar o horário de atendimento para alcançar também as pessoas que trabalham durante o dia”, antecipou. “A população terá acesso a uma equipe multidisciplinar, com médico, nutricionista, fisioterapeuta, assistente social e profissional de educação física”, explicou.
A motorista Vera Lúcia Souza, moradora da cidade de Douradina, foi uma das pessoas abordadas durante a blitz. A caminho de uma consulta médica em Dourados, ela elogiou a iniciativa. “Acho importante porque quanto mais informação a gente recebe, mais conseguimos nos cuidar”, disse.

OUTUBRO ROSA
Durante todo o mês, as Unidades Básicas de Saúde da cidade e dos distritos estarão mobilizadas com atividades educativas, coleta de preventivos, palestras e ações culturais. No Centro de Atendimento à Mulher (CAM), localizado no Jardim Água Boa, a agenda foi ampliada para oferecer preventivos e mamografias em diferentes datas e horários.
Embora as ações já estejam em andamento nas UBSs, a abertura oficial da campanha Outubro Rosa em Dourados será no dia 10 de outubro, às 8h, no CAM, com palestras, apresentações culturais, música ao vivo, sessões de massagem e distribuição de brindes.
A programação também inclui coleta de exames, vacinação contra o HPV, ambientação temática nas unidades e atividades voltadas à comunidade, reforçando a importância da prevenção e do diagnóstico precoce no enfrentamento ao câncer de mama e de colo de útero.