24.8 C
Campo Grande
segunda-feira, 4 de março, 2024
spot_img

Prefeitura recebe selo de reconhecimento das boas praticas em cidades inteligentes

A Prefeitura Municipal de Campo Grande recebeu nesta semana o Selo Connected Smart Cities, uma ferramenta para incentivar o desenvolvimento e reconhecer as boas práticas em cidades inteligentes. Criado neste ano de 2022, o reconhecimento é dado para municípios que são referência no desenvolvimento das cidades inteligentes e mobilidade urbana.

“Estamos na iminência da instalação do Parque Tecnológico, que será sem dúvida um passo importante na ampliação desse ecossistema de inovação. Então, o Selo é mais um incentivo e a prova de que estamos caminhando no rumo certo, transformando Campo Grande na Capital das Oportunidades”, ressalta a prefeita Adriane Lopes.

O Selo avalia ações e o nível de desenvolvimento das cidades brasileiras em seis dimensões, sendo cinco de caráter autodeclarado e um considerando o resultado de cada uma delas, nas últimas edições do Ranking Connected Smart Cities.

Prefeitura recebe selo de reconhecimento das boas praticas em cidades inteligentes

As ações são avaliadas nos seguintes aspectos:

  • Planejamento da Cidade Inteligente, que avalia as boas práticas refletidas no planejamento municipal;
  • Governança da Cidade Inteligente, que considera as boas práticas refletidas na governança da Cidade;
  • Ecossistema de Inovação, que tem como objetivo analisar as boas práticas refletidas na regulação do Ecossistema de Inovação Municipal;
  • Planejamento de Infraestruturas e Serviços de TIC, onde é observado o impacto de boas práticas refletidas no planejamento de TICs do Município;
  • Maturidade para Parcerias, que explora o aspecto das boas práticas refletidas na colaboração do poder privado na cidade.

Por último, a avaliação leva em consideração a tendência de evolução no Ranking Connected Smart Cities, identificando o reflexo de boas práticas nos indicadores da cidade.

Na 8ª Edição do Ranking Connected Smart Cities 2022, foram mapeados 680 municípios com mais de 50 mil habitantes no país com o objetivo de apresentar as cidades mais inteligentes e conectadas. Campo Grande só ficou atrás do Distrito Federal dentre as cidades com mais de 500 mil habitantes da região Centro-Oeste.

O Ranking é composto por 75 indicadores em 11 eixos temáticos: Urbanismo, Economia, Educação, Empreendedorismo, Energia, Governança, Mobilidade, Segurança, Tecnologia & Inovação, Meio Ambiente e Saúde. O conceito de Smart Cities entende que o desenvolvimento só é atingido quando os agentes de desenvolvimento da cidade compreendem o poder de conectividade entre todos os setores.

Idealizado pela Necta e Urban Systems, o ranking apresenta as configurações reais das cidades e funciona como um dos pontos de partida para compreender indicadores e níveis de desenvolvimento do município.

Prefeitura recebe selo de reconhecimento das boas praticas em cidades inteligentes
Fale com a Redação