Prevenção e Erradicação da Febre Aftosa: Famasul participa da 1ª reunião técnica do Comitê Gestor

282

Durante a reunião, o auditor fiscal, Jamil Leal, apresentou um panorama dos serviços veterinários por todo o país e a evolução da atuação dos profissionais

23/10/2018 16h40
Por: Famasul

O presidente do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, Mauricio Saito, participou da primeira reunião do Comitê Gestor do Plano Estratégico Estadual que faz parte do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (PNEFA) 2017/2026, na segunda-feira (22), na Capital. Em pauta, o cronograma das próximas ações em Mato Grosso do Sul. O grupo é formado por representantes do setor produtivo em Mato Grosso do Sul.

De acordo com o Mapa – Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento, a proposta do Plano Estratégico é enfrentar os desafios da última etapa da erradicação da doença, consolidar a condição sanitária conquistada no país e contribuir com a proteção do patrimônio pecuário nacional.

“A Famasul tem acompanhado ativamente a construção do plano que propõe a equalização das ações e, com isso, chegaremos ao patamar esperado que é a retirada da vacina e se manter longe da doença. Daremos assim continuidade no excelente desempenho da atividade pecuária sul-mato-grossense, na confiança e abertura, ainda maior, do mercado externo”, ressalta Saito.

Para o secretário da Semagro, Jaime Verruck, a antecipação do calendário feita por alguns estados, não deve ser levada como regra. “É preciso que todos cheguem juntos ao grande objetivo, e para isso precisamos seguir a programação, levando em consideração que cada região tem sua realidade e característica”.

O superintendente da SFA, Celso Martins, lembrou dos encontros já realizados com o propósito de cumprir as definições do Plano. “Damos continuidade em uma série de encontros para discutir e esclarecer todos os pontos. Este momento tem o intuito de construir estratégias para cumprimos o calendário definido nacionalmente para o estado”.

Durante a reunião, o auditor fiscal, Jamil Leal, apresentou um panorama dos serviços veterinários por todo o país e a evolução da atuação dos profissionais.

Participaram da reunião, o diretor-tesoureiro do Sistema Famasul, Marcelo Bertoni; o diretor-secretário da federação, Frederico Stella; o coordenador da Unidade Técnica, Justino Mendes; o diretor presidente da Iagro, Luciano Chiochetta e o presidente do CRMV/MS, João Vieira de Almeida Neto.

Famasul