Em novembro, a Empresa Júnior Humaniza, do curso de Enfermagem do Instituto Integrado de Saúde (Inisa), foi reconhecida pelo Programa UFMS Júnior. A empresa, que é a primeira desse curso no estado de Mato Grosso do Sul, oferece serviços voltados à educação e assessoria, desde micro e pequenos empreendedores até pessoas físicas.

A Humaniza Jr. foi fundada em 2019. Segundo a presidente da Empresa Júnior (EJ) e estudante de enfermagem Ludmila Verde Selva, com a pandemia, a EJ precisou mudar as estratégias de atendimento. “Nós adaptamos os serviços prestados, por serem presenciais. Como a Humaniza estava muito nova, acabamos nos desenvolvendo nos produtos criados na pandemia que são cursos on-line sobre a área da saúde e também assessorias em biossegurança”, explica.

De acordo com a secretária de Empreendedorismo e Inovação, da Agência de Internacionalização e de Inovação (Aginova), Mariana Klein Marcondes, o Programa UFMS Júnior foi criado em 2017 para apoiar e fomentar as empresas juniores da Universidade. “Uma empresa júnior é uma organização civil, criada por estudantes de graduação, que tem como propósito realizar projetos e serviços que contribuam para o desenvolvimento acadêmico e profissional dos membros. Oferecendo um maior contato com o mercado de trabalho”, explica.

Segundo ela, os acadêmicos que tiverem interesse em criar uma EJ podem entrar em contato por telefone ou e-mail com a Aginova. “Para criar uma EJ os alunos interessados devem estabelecer quais serviços e produtos vão ser ofertados, assim eles devem realizar uma assembleia com ata para fundação da EJ e elaboração de um plano acadêmico”.

EJ’s reconhecidas pela UFMS

Na UFMS, o Movimento Empresa Júnior começou em 2007, quando foi fundada a primeira empresa, a Adm Júnior, no Campus de Paranaíba (Cpar). Com a criação do programa UFMS Júnior, 16 empresas juniores já foram reconhecidas. Com o registro pelo Programa UFMS Júnior, a EJ recebe apoio e fomento por meio de editais, além de facilitar o acesso à infraestrutura da Universidade.

Em 2020, as EJ’s Agathon Consultoria Jr., do curso de Administração do Campus de Naviraí; CETALI, dos cursos de Engenharia de Alimentos e Tecnologia em Alimentos da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, Alimentos e Nutrição (Facfan); e a MEGA Jr., dos cursos de Ciência da Computação, Engenharia da Computação, Engenharia de Software, Sistemas de Informação, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Tecnologia em Redes de Computadores da Faculdade de Computação (Facom) foram registradas junto a UFMS.

Fonte: Ascom UFMS

Comentários